Educação


Passeata iluminada reúne professores e comunidade em defesa da educação pública

O grito da manifestação foi: “Professor na rua, Eduardo a culpa é tua. É greve porque é grave”.
29/11/2019 Donfa News/ Aline Rosiak

Educadores, funcionários de escolas, estudantes, pais e mães participaram na noite desta quinta-feira (28), em várias cidades do Estado de uma passeata iluminada em defesa da educação pública. Em Dom Feliciano, a concentração para a passeata começou na quadra esportiva da Escola Estadual e segui em forma de passeata no entorno da escola como um abraço de apoio a escola e a educação pública, depois os manifestantes subiram a Av. Borges de Medeiros e retornaram para a Escola.


Lisane Beckencamp falou que o pacote proposto pelo Governador é bom só para ele e não para os professores e que ainda não sabem quando a greve termina.  “Estamos cientes dos problemas que uma greve causa aos alunos e suas famílias, e agradecemos o apoio das autoridades, dos pais, alunos, comércios e comunidade”. Completa a Diretora.

Vereador e professor Cacau disse que o pacote proposto pelo Governador é um pacote de maldades que quer acabar de vez com a escola pública. “Não podemos permitir que isso aconteça, é o presento e o futuro da educação pública que está em risco, não só os direitos dos  professores”. Completa o vereador.

   

Vereador Cristiano Studzinski da Bancada do PT, disse que é muito importante essa mobilização. Em conversa com Deputado Estadual Edegar Pretto, Cristiano falou sobre o artigo 62 da Constituição Estadual que permite que projetos de maior interesse público tramitem na assembleia sem passar por comissões e que seja votado no prazo de 30 dias.  O Vereador também se referiu ao perdão de 80% da dívida dos empresários por parte do Governo do Estado e completou “Se o Estado voltou atrás das medidas propostas ao IPVA, pode bem ceder a este pacote”. Completou.

Prefeito Clenio Boeira explicou que o município também precisou fazer um novo plano para o magistério.

Vereador Tiago Szortyka da Bancada do PSB agradeceu a cada professor que teve enquanto aluno na Escola Estadual e por cada ensinamento e lamentou que tudo isso esteja acontecendo, também salientou que está conversando com os Deputados de seu partido sobre a greve. Ainda em seu pronunciamento, Tiago falou sobre a ERS – 350, que liga Dom Feliciano a Encruzilhada do Sul que terá seu patrolamento realizado graças aos Donfelicianenses e a Prefeitura que fizeram uma parceria para mais uma vez fazer a manutenção da estrada.

A Diretora Lisane reforçou que agora é hora de apoiar e valorizar a escola pública e principalmente os profissionais que prezam pela qualidade da educação. 


O Hino do CPERS tocou durante todo o trajeto da passeata e professores disseram que o Hino nunca fez tanto sentido quanto agora. O grito da manifestação foi: “Professor na rua, Eduardo a culpa é tua. É greve porque é grave”.

Alunos repetiam: “Professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo”.


Também estiveram presentes, Vice-prefeito Régis Gornicki, Vereador Felipe Guimarães e representantes da Cooperativa Cresol.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS