Polícia


Operação desarticula quadrilha que furtou mais de 300 cabeças de gado neste ano no RS

Grupo agia principalmente no Litoral Norte, mas também houve casos no Vale do Paranhana
02/12/2019 GaúchaZH

A Polícia Civil realiza ação, nesta segunda-feira (2), para combater o abigeato no Rio Grande do Sul, principalmente em áreas do Litoral Norte e do Vale do Paranhana. Cerco de 80 policiais e oito fiscais agropecuários da Secretaria Estadual da Agricultura participam da chamada Operação Regresso, que cumpriu 12 mandados de busca e sete de prisão preventiva.

Já são oito suspeitos presos e os nomes ainda não foram divulgados. As prisões ocorreram em Gravataí (5), Caxias do Sul (2) e Minas do Leão. Somente neste ano, conforme a apuração, o grupo furtou mais de 300 cabeças de gado.

Segundo a Delegacia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, responsável pela investigação de três meses, foram identificados pelo menos sete suspeitos de envolvimento no esquema, sendo quatro ladrões, dois pecuaristas apontados como receptadores, e o funcionário de um dos criadores de gado.  Uma oitava pessoa, também pecuarista, foi detida por posse ilegal de arma de fogo. Outros supostos integrantes do grupo também são investigados.

A quadrilha era conhecida por furtar no mínimo 20 cabeças de gado de uma só vez, utilizando caminhões para o transporte. Um destes veículos foi apreendido na manhã desta segunda-feira.

Houve furtos já confirmados nos municípios de Santo Antônio da Patrulha, Palmares do Sul, Capivari do Sul, Osório, Tavares, Maquiné, Mostardas, Taquara, entre outros. Os bovinos eram levados para a Região Metropolitana, principalmente Gravataí, para confinamento ou abate.

A polícia ainda apreendeu dois caminhões usados pelos criminosos para o transporte do gado furtado.  O delegado André Mendes, responsável pelo caso, diz que um dos pecuaristas — que é conhecido por alugar gado e cavalos para rodeios — comprava os bovinos para repassar a abatedouros clandestinos.  A Secretaria Estadual da Agricultura também interditou um abatedouro clandestino, inclusive com câmara fria, em Gravataí. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS