Geral


Ação do “Dezembro Laranja” combate câncer de pele em Porto Alegre

Estimativa era de que cerca de 500 pessoas tenham sido atendidas gratuitamente no mutirão
07/12/2019 Correio do Povo

A campanha “Dezembro Laranja”, voltada à prevenção ao câncer da pele, está sendo realizada ao longo deste mês em todo o país. A mobilização é coordenada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em Porto Alegre, o apoio à iniciativa se reflete na iluminação especial alaranjada em prédios e monumentos no período noturno. Uma das ações ocorreu neste sábado no Ambulatório de Dermatologia Sanitária do Rio Grande do Sul, na avenida João Pessoa, no bairro Cidade Baixa, e também no Posto de Saúde IAPI, na avenida Três de Abril, no bairro Passo da Areia.

A estimativa era de que cerca de 500 pessoas tenham sido atendidas gratuitamente no mutirão, sendo a metade em cada local. Já no Interior estiveram abertas unidades em Canoas, Caxias do Sul, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul e Uruguaiana. “O câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no Brasil, sendo a incidência ainda maior no nosso Estado. A detecção precoce impacta diretamente no aumento das chances de cura. Por isso, esta campanha é uma ação extremamente importante para toda a população”, afirmou a presidente da SBD-Secção RS, Taciana Dal’Forno Dini.

Responsável pelo Serviço de Dermatologia do Ambulatório de Dermatologia Sanitária, o médico Renan Rangel Bonamigo destacou que o foco da campanha é “a orientação da prevenção e do diagnóstico precoce de lesões de pele que possam ser consideradas carcinomas ou melanomas”. Segundo ele, a iniciativa sempre acontece na véspera do verão pois nesse período as pessoas expõem-se mais aos raios solares. Na unidade de saúde, cada pessoa foi avaliada. Ao ser diagnosticada a suspeita de câncer de pele, ela podia ser submetida imediatamente a um procedimento cirúrgico em caso de uma lesão pequena, sendo a mesma removida na hora. Nas lesões maiores e complexas, uma biópsia era efetuada e o paciente encaminhado para tratamento em um hospital. 

O dermatologista Renan Rangel Bonamigo citou alguns sinais de alerta em relação ao melanoma. “Pintas que começam a crescer,  com cores diferentes das habituais, com bordas irregulares e que possam ter algum prurido ou coceira”, apontou. Já no carcinoma, considerado o mais frequente, a cor da pele apresenta-se avermelhada, com uma pequena crosta que sangra espontaneamente às vezes. Ele recordou que a doença atinge sobretudo as populações do Rio Grande do Sul e Santa Catarina devido à pele mais clara das pessoas. 

O diagnóstico precoce possibilita uma alta chance de cura na fase inicial do câncer de pele. “Estimulamos que as pessoas façam o autoexame e conheçam suas pintas, verificando assimetria, borda, cor e diâmetro. Ao identificar algo diferente, procure o dermatologista e faça a avaliação”, recomendou o médico. A mesma orientação é dada por exemplo às pessoas com pele clara, histórico familiar da doença e exposição demasiada aos raios solares com episódios de queimaduras. “Elas deveriam fazer um check up anual”, observou.

Na prevenção, Renan Rangel Bonamigo sugere que evite-se o horário proibido entre 10h e 16h de exposição aos raios solares e que seja utilizado o filtro com fator 30 no mínimo. O uso de bonés, chapéus e camisas com manga mais baixa também ajudam na proteção. “Não confiar apenas no protetor solar, mas proteger-se também com roupas”, sintetizou. Ele fez um alerta em relação aos cuidados com as crianças. “Elas têm que se mais protegidas. A radiação ultravioleta é cumulativa na pele. Quanto mais cedo isso acontecer na vida, mais chance vai de ter câncer de pele”, alertou. “A pessoa de pele escura também pode ter a doença, apesar de ter menos risco. A orientação é a mesma”, concluiu. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS