Dupla Grenal


"Homens Gre-Nal", Luan e D'Alessandro devem ser opções no banco em decisão do Gauchão

Maiores goleadores dos atuais elencos em clássicos, dupla centraliza dúvidas para decisão de hoje à noite, na Arena
17/04/2019 Globo Esporte

Detentores do apelido de "Homens Gre-Nal", Luan e D'Alessandro podem ser coadjuvantes no clássico desta noite, na Arena. Os dois, principais goleadores de Grêmio e Inter nos embates com os maiores rivais, são cotados para iniciar no banco de reservas no confronto das 21h30 desta quarta-feira, ma Arena, em confronto que definirá o campeão gaúcho. Um deles pode até sobrar do reservado.

A oficialização das escalações só acontecerá 45 minutos antes do clássico. A tendência, porém, é de que ambos não estejam entre os 11 iniciais de Renato Gaúcho e Odair Hellmann. D'Alessandro disputa vaga com William Pottker e Guilherme Parede para formar ataque com Nico López e Paolo Guerreiro no Inter. Já Luan voltou a concentrar com o grupo e deve ser alternativa a Jean Pyerre.

De volta ao grupo


Há exatos 12 dias, Renato Gaúcho concedeu entrevista coletiva na qual revelou que Luan, titular na derrota por 1 a 0 para a Universidad Catolica no Chile, estava afastado por tempo indeterminado. O motivo? O camisa 7, artilheiro da equipe na temporada com cinco gols (empatado com Everton), precisava aprimorar a condição física. Desde então, passou por sessões de academia e corridas. Na última segunda, trabalhou com bola e já concentrou com os companheiros para o clássico.

A possível presença de Luan no banco chama atenção. Há quase dois anos, o atacante não figura entre os suplentes. A última vez que isso aconteceu foi no distante 15 de outubro de 2017, quando o Grêmio empatou em 0 a 0 com o Coritiba no Couto Pereira. Desde então, era titular ou preservado pelo treinador, seja por desgaste ou, principalmente, pela fascite plantar no pé direito.

Os números de Luan em Gre-Nais

17 jogos

5 vitórias

6 empates

6 derrotas

5 gols

2 assistências

Aproveitamento: 41,11%


Rodízio para o veterano


Já D'Alessandro convive com o banco com maior frequência. Até por um planejamento da comissão técnica, para minimizar o desgaste do jogador de 38 anos. No caso, participa de algumas partidas, fica como opção em outras e também descansa quando necessário. Em 13 de março, durante a vitória por 2 a 0 sobre o Alianza Lima, pela Libertadores, o camisa 10 entrou justamente na vaga de William Pottker. Desde então, acabou titular nos quatro jogos seguintes.

No clássico do último final de semana, D'Ale ostentou a braçadeira de capitão, até ser substituído por Guilherme Parede. Para o duelo decisivo desta quarta, porém, a tendência é de que dê lugar a William Pottker, em uma escolha estratégica de Odair. O camisa 90, em comparação com o argentino, seria importante para conter os avanços de Everton pelo lado esquerdo e remontar o estilo de jogo de intensidade e combatividade no 4-1-4-1.


Os números de D'Ale em Gre-Nais

33 jogos

15 vitórias

11 empates

7 derrotas

9 gols

7 assistências

Aproveitamento: 56,56%


Decisivos e provocadores

Em comum, ambos também têm a capacidade de decidir jogos importantes de seus times. Principalmente Gre-Nais. Luan, por exemplo, soma cinco gols e duas assistências em 17 clássicos. Foi o cara da goleada histórica de 5 a 0 sobre o Inter na Arena, pelo Brasileirão. Tem aproveitamento de 41,11% em clássicos (confira números completos acima).

D'Alessandro, por sua vez, é o maior artilheiro dos Gre-Nais entre os jogadores presentes nos atuais plantéis dos dois clubes. Em 33 jogos, soma nove gols e sete assistências. O aproveitamento contra o rival é de 56,56%. Já foi campeão em cima do rival três vezes, em 2011, 2014 e 2015.

Ídolos de gremistas e colorados, os dois também nutrem rivalidade fora de campo. Eleitos "Reis da América" (D'Ale em 2010 e Luan em 2017), tiveram um desentendimento após o empate em 0 a 0 no Brasileirão do ano passado, válido pelo primeiro turno.

Na ocasião, o colorado, que sequer participou da partida em função de um desconforto, entrou no campo e desferiu uma pancada no gremista. Indignado, o camisa 7 foi atrás do argentino na sala do antidoping para vingar-se da agressão.

Para a decisão desta quarta-feira, fica a incógnita se um deles terá a chance de entrar alguns minutos em campo. A certeza é que, após o apito final, um ou outro colocará mais uma faixa no peito, levantará a taça e terá a chance de provocar o adversário. Resta saber qual.


GRÊMIO X INTER - FINAL DO GAUCHÃO


Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Data e horário: quarta-feira (17), às 21h30 de Brasília.

Provável Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.

Provável Inter: Marcelo Lomba; Zeca, Rodrigo Moledo, Víctor Cuesta e Iago; Rodrigo Lindoso, Edenílson, Patrick, William Pottker e Nico López; Paolo Guerrero.

Desfalques do Grêmio: Paulo Miranda e Marcelo Oliveira.

Desfalque do Inter: Rithely.

Transmissão: RBS TV para todo o Rio Grande do Sul e Premiere

Trio de arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Rafael da Silva Alves e Lúcio Beiersdorf Flor.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS