Amaral Ferrador


Decretada situação de emergência em Amaral Ferrador

Município é o sétimo da região a decretar situação de emergência após forte estiagem
08/01/2020 Aline Rosiak / Fonte e fotos: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Amaral Ferrador

O prefeito de Amaral Ferrador, Nataniel Sátiro do Val Candia assinou Decreto de Situação de Emergência, na tarde desta quarta-feira (8). A cidade é a sétima da região a aderir ao decreto. As que já decretaram são: Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Encruzilhada do Sul e Mariana Pimentel, além de Amaral Ferrador.

A decisão foi tomada considerando os baixos índices de precipitação pluviométrica no mês de novembro, agravada, ainda mais, no mês de dezembro de 2019. A mesma teve como base o parecer técnico emitido pelo EMATER/RS, bem como o levantamento efetuado pelas Secretarias de Infraestrutura e Agropecuária que confirmam perdas expressivas nos culturas do milho, soja, feijão, fumo e culturas de subsistência (hortaliças, mandioca e batata doce), além da pecuária, tanto na criação de gado leiteiro quanto de corte.

De acordo com o decreto assinado nesta quarta, há grandes prejuízos nas culturas, como assinalado no parecer da EMATER, ocasionando redução na produtividade e até mesmo na perda total em algumas lavouras, prejudicando sobremaneira os agricultores que têm nessas a fonte de sua subsistência.

Como consequência deste desastre, houve danos materiais, danos humanos, ambientais e os prejuízos econômicos e sociais constantes dos formulários anexos ao presente decreto. A Prefeitura ainda destacou que os agravantes da situação de anormalidade a tendência que a seco perdure, trazem prejuízos na agricultura, inclusive com a redução dos reservatórios de água e risco de queimadas. O parecer da Coordenodoria Municipal da Proteção e Defesa Civil, relatando a ocorrência deste desastre é favorável à decretação de situação de emergência. 


No Estado são onze os municípios gaúchos que enviaram documentação à Defesa Civil informando que decretaram situação de emergência devido ao tempo seco e à pouca chuva registrada desde o final de 2019 no Estado. A iniciativa das prefeituras visa a facilitar o recebimento de recursos e também amenizar os problemas dos agricultores, ajudando também a renegociação de dívidas.

As cidades que decretaram emergência são: Amaral Ferrador, Cristal, Chuvisca, Camaquã e Cerro Grande do Sul (Sul), Encruzilhada do Sul, Pantano Grande, Sinimbu e Venâncio Aires (Vale do Rio Pardo), Boqueirão do Leão (Vale do Taquari), Maquiné (Litoral Norte) e Mariana Pimentel (Centro-Sul). Ainda falta o reconhecimento da situação pelo Estado e a homologação, parte que costuma demorar mais no processo e que depende do governo federal.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS