Saúde e Bem Estar


O que é a doença de Lyme, diagnóstico de Justin Bieber

Causada por picada de carrapato, a doença resultou em muita febre, manchas na pele e dores na cabeça do cantor
09/01/2020 GaúchaZH

O site TMZ revelou nesta quarta-feira (8) que o músico Justin Bieber teve constatado o diagnóstico de doença de Lyme. A enfermidade, que também atingiu a cantora Avril Lavigne, em 2015, foi desvendada pelos médicos apenas no final do ano. 

Causada por picada de carrapato, a doença resultou em muita febre, manchas na pele e dores na cabeça do cantor.

De acordo com Hélio Bacha, infectologista do Hospital Israelita Albert Einstein, o diagnóstico da doença de Lyme é muito difícil e muitas vezes os sintomas são facilmente confundidos como provenientes de outras doenças.

— A doença tem uma causa infeccional e é causada por picada de carrapato. A bactéria é a borrelia que é como se fosse um primo da bactéria que causa a sífilis, mas Lyme não tem nada a ver com doença sexualmente transmissível — conta o especialista. 

Ele explica os motivos de Bieber ter demorado tanto a saber o que tinha: 

— Durante muito tempo essa doença parecia reumatológica, alérgica. Descobrir é complicado. Ela leva esse nome porque nos Estados Unidos houve uma época dessa enfermidade bastante concentrada na cidade de Lyme.

O médico explica que Lyme pode causar infecção aguda e que, em alguns casos, pode gerar artrite crônica, doença cardíaca e sintomas neurológicos. No Brasil, segundo ele, ainda não há testes sorológicos comprovadamente sensíveis a ponto de desmembrar a dimensão da doença por aqui. 

— Já vi casos de doenças com diagnóstico e tratamento de Lyme que não era Lyme, era doença reumatológica — conta Bacha, mais uma vez reforçando que é complicado descobrir a doença. — O tratamento é todo a base de medicação, em casa mesmo. A pessoa não precisa ficar acamada, a não ser que haja recorrência e evolução de um caso já avançado.

A doença de Lyme não é tão comum, e cidades urbanas não costumam ser o foco de transmissão. Porém, caso a pessoa seja picada por carrapato, é preciso procurar um médico o mais rápido possível.

O cantor logo fez uma publicação em seu Instagram confirmando o diagnóstico da doença de Lyme. "O tratamento correto irá ajudar a encarar essa doença e eu voltarei muito melhor", diz um trecho do post. 

Agora medicado, Bieber pensa em entrar em turnê em 2020. Porém, antes do diagnóstico, ele sofreu muito com tristeza profunda, conforme relatou o TMZ. Todos os detalhes e os bastidores do drama pelo qual o músico passou poderão ser vistos no documentário sobre a vida dele que será lançado no dia 27, no YouTube.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS