Agricultura


Irrigação por pivô será novidade nas Vitrines Tecnológicas da Abertura da Colheita do Arroz

Irrigação por aspersão traz economia de água, segurança e produtividade
13/01/2020 Fonte: ClicR

As vitrines tecnológicas, tradicional momento de exposição na Abertura Oficial da Colheita do Arroz, mais uma vez apresentarão aos visitantes as novidades e tendências das principais empresas e entidades do setor agrícola para os produtores. Serão 34 espaços de 20 empresas e entidades que mostrarão aos participantes as tecnologias e soluções para as lavouras no evento organizado pela Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), que chega à 30ª edição, e que ocorre de 12 a 14 de fevereiro na Estação Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado em Capão do Leão (RS). O roteiro técnico ocorrerá pela manhã.

Segundo o coordenador do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) na Zona Sul, André Matos, responsável pelo desenvolvimento das lavouras no evento, as vitrines vão apresentar diversas inovações com o lançamento de cultivares e produtos para os produtores. Um dos grandes chamarizes será a solução de irrigação por aspersão, que estarão nas lavouras principais da Abertura Oficial da Colheita do Arroz. “Será mostrada toda a economia de água, segurança de produtividade onde tem irrigação, já que é uma tecnologia pouco empregada ainda na Metade Sul a irrigação por pivô central”, destaca.

Para o coordenador do Irga Zona Sul, o espaço vai apresentar uma diversidade de soluções aos produtores que buscam na inovação e na sustentabilidade o rendimento da produção. “Estamos satisfeitos de construir uma vitrine que faz jus ao tema do evento que é intensificação para a sustentabilidade e a nossa vitrine avaliamos como bastante intensa e diversificada e quem vir ao evento não vai se decepcionar”, salienta.

Um dos destaques, conforme Matos, será a vitrine do Irga, que vai demonstrar a evolução genética da lavoura de arroz nos 80 anos de atuação do instituto, comemorados em 2020. “Vamos mostrar, além da evolução genética, a evolução de manejo além das projeções de futuro com sistemas de produção onde o arroz não caminhará sozinho, mas ao lado da soja e da pecuária”, observa.

A Embrapa vai apresentar cinco cultivares de arroz, sendo um lançamento da cultivar BRS A705, além da BRS 358, que também é um grão relativamente novo no mercado. Além disso, o pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Giovani Theisen, lembra que a soja também terá espaço nas vitrines da empresa pública. “Em outro espaço também estamos trazendo plantas forrageiras pensando naquele produtor que também é pecuarista, com opções de verão, com oito diferentes variedades para pecuárias de corte e de leite”, frisa. Além disso, na parte de lavoura-pecuária, a Embrapa Pecuária Sul levará exemplares Brangus para mostrar animais com alto perfil especialmente para a produção de carne.

A 30ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é uma realização da Federarroz com correalização da Embrapa e patrocínio Premium do Irga. Confira a programação completa no site do evento www.colheitadoarroz.com.br.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiakwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS