Dom Feliciano


Safra de uva tem quebra de 45% em Dom Feliciano

O índice se apresenta não somente pela seca, mas também devido ao excesso de chuvas que aconteceu no período de floração
13/01/2020 PMDF

Conforme laudos técnicos, apresentados no Decreto de Situação de Emergência, devido à estiagem, a colheita da uva em 2020, no Município, terá quebra até 45%. O índice se apresenta não somente pela seca, mas também devido ao excesso de chuvas que aconteceu no período de floração, em outubro. Ano passado, 75 toneladas de uvas, dos 16 produtores de Dom Feliciano, foram transportadas para indústrias de sucos de Farroupilha. As cargas são carregadas nas manhãs e noites durante a colheita por funcionários da Secretaria de Desenvolvimento Rural Sustentável e transportadas para a serra gaúcha. O apoio é previsto dentro do Programa Municipal Mais Produção, instituído em 2009. A logística das coletas é coordenada pela COOPACS – Cooperativa Agropecuária Centro Sul. A COOPACS ainda direciona a produção de uva para os programas institucionais do governo federal PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

O presidente da COOPACS- Cooperativa Centro-Sul, Alex Gawlinski, com a esposa e sogros, iniciou o cultivo de uva em 2010. Hoje possui 2.200 pés – um hectare plantado, na localidade de Campo do Umbu, próximo ao Arroio Sutil. Ele tem na lavoura três variedades: Concord Clone 30, Niágara e Rosa – destas últimas em torno de 400 pés. “Os diferenciais este ano foram a Niágara e Rosa que se adaptaram mais ao clima seco - toleram mais temperaturas altas”, considera. A família terá uma quebra de produção em torno de 40%, no mínimo. “A idéia era colher em torno de 15 toneladas, mas ficaremos em oito”, prevê.

No inicio desta semana, inicia a colheita para a fabricação de suco de uva, “quando estará madura o suficiente para a produção de suco de qualidade”, diz Alex. Suco e vinho artesanal são produzidos na propriedade mesmo, e a família pretende aumentar a produção dos derivados a fim de compensar economicamente a quebra de produção – oito toneladas, comparadas às 12 toneladas no ano passado. Em 2019, beneficiaram 400 litros em suco, e, este ano, pretendem mil litros, além de vinho artesanal. Parte do suco será produzida em fase de teste na agroindústria, hoje administrada pela Cooperativa. Conforme Alex, a produção de tabaco também somou prejuízos, sendo a menor dos últimos dez anos para a família, com quebra de 40%.

VI Festa da Uva

A produção da uva no Município ficou em torno de 100 toneladas, em 2019 – sendo que 80 mil quilos de uva foram comercializados pela Cooperativa, e o restante pelos próprios produtores e produtoras. Na VI Festa da Uva de Dom Feliciano, realizada pela COOPACS, com o apoio da Prefeitura, em 19 de janeiro, no CTG Dom Feliciano, os visitantes poderão adquirir uva in natura, suco integral e vinho artesanal, além de outros produtos da agricultura familiar.

A abertura da Festa acontece às 9h. Haverá almoço – galeto, saladas e uva de sobremesa, e à tarde, shows musicais, com a participação da Banda Pegada Swingueira, e, às 17h, domingueira com a Super Banda Rota Luminosa

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS