Política


Após fim da greve, Eduardo Leite defende desconto dos dias parados pelos professores

Magistério foi contrário à decisão do Piratini pelo corte do ponto, mas definiu retomada das aulas na rede estadual
15/01/2020 Correio do Povo

Após a aprovação do fim da greve do Magistério, o governador Eduardo Leite publicou nesta quarta-feira um vídeo em que parabeniza a categoria pela decisão. Além disso, o mandatário defendeu a decisão pela manutenção do corte do ponto dos professores, definida uma semana após o início da paralisação. 

A proposta do governo, apresentada em rodadas de negociação na Secretaria Estadual da Educação (Seduc), inclui a recuperação dos dias sem aula com pagamento em folha suplementar e posterior desconto ao longo de seis meses. "O governo do Estado teve uma posição firme, mas também sensível. Nós não queremos professores passando necessidades. Por isso apresentamos a proposta de pagar em folha suplementar e depois descontar os dias parados ao longo de seis meses", ressaltou. 

Conforme Leite, o desconto parcelado pelos dias parados se dá porque "não há como repor dias sem aulas, mas garantir os dias letivos usando o contrato de trabalho dos professores que estava suspenso em função da greve".

"Não se trata de repor os dias parados, se trata de recuperar os dias letivos usando o próprio contrato de trabalho. Como não foram cumpridos lá atrás, para eles não é devido remuneração", conclui. 

Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de evitar ato de improbidade administrativa, o administrador - no caso, o governador - tem o dever legal de cortar o ponto pelos dias sem trabalho ou cobrar compensação pelos dias de paralisação. 

Após a votação da categoria nessa terça-feira pelo final da greve, a presidente do Cpers, Helenir Schürer, rechaçou a proposta do Piratini. “Vamos recuperar as aulas e encerrar o ano letivo, mas queremos o que é nosso por direito: o salário pelos serviços prestados sem qualquer desconto. Não somos escravos para trabalhar de graça”. 

Conforme deliberação em assembleia, caso o governo convoque os deputados em sessão extraordinária para votação dos projetos de reforma administrativa e previdenciária, a categoria deverá instalar novo acampamento na Praça da Matriz e paralisação nos dias de votação. A intenção é aumentar a pressão sobre os deputados.

Recuperação das aulas 

Algumas escolas que estavam completamente fechadas retomaram as aulas na manhã de hoje. Cerca de 40 instituições estavam totalmente paralisadas, segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Outros cem colégios estavam com as atividades parcialmente prejudicadas, sendo que parte já deles já estava realizando a recuperação das aulas. 

Oficialmente, o ano letivo 2020 começa em 19 de fevereiro. No entanto, haverá outras datas em algumas escolas em função da greve. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS