Dom Feliciano


Deputado Zé Nunes protocola projeto que inclui festa da Padroeira Nossa Senhora de Czestochowa no calendário oficial de eventos do Estado

Em 15 de agosto de 1935 aconteceu a 1ª festa da Padroeira do Município
16/01/2020 Aline Rosiak- Donfa News / Foto: Arquivo Donfa News

Protocolado na Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 545/19 pelo proponente, Deputado Estadual Zé Nunes (PT), que declara como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado, a Festa da Nossa Senhora Czestochowa, de Dom Feliciano e dá outras providências. “Muito além de uma festa, trata-se da comemoração da cultura de um povo que aqui chegou para construir o Estado do Rio Grande do Sul. De certa forma, a festa da Nossa Senhora Czestochowa, simboliza a ligação entre o Brasil e a Polônia. Nossa Senhora Czestochowa é a padroeira da Polônia”, defendeu o parlamentar.

Zé Nunes acredita que este apoio, fortalece ainda mais as comunidades locais, que têm nesses encontros, em festas dessa natureza, o símbolo da união das pessoas, do trabalho, da convivência pacífica e da construção do desenvolvimento local.

Segundo o parlamentar a festa da Padroeira Nossa Senhora Czestochowa configura-se como um evento comunitário tradicional da região ao mesmo tempo que é uma homenagem ao povo polonês que tem uma cultura milenar e uma profunda religiosidade. No Município existe um Santuário em homenagem Nossa Senhora Czestochowa. A primeira festa da Nossa Senhora Czestochowa ocorreu em 15 de agosto de 1935, segundo registros dos livros paroquiais. A comemoração segue a tradição do primeiro evento: a realização da santa missa com a participação de todas as comunidades de Dom Feliciano e de municípios vizinhos, presença de padres de outras paróquias, onde acontece a benção das sementes e outros ritos. Logo após, acontece o almoço festivo com exposições e atividades de diversão para a população durante o dia todo.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS