Política


Governo Leite já tem votos para aprovar novo plano de carreira dos professores

Propostas que alteram remuneração e previdência de servidores da segurança ainda têm futuro incerto
17/01/2020 GaúchaZH - Rosane de Oliveira

Depois de cinco reuniões entre secretários e deputados, cinco parlamentares se reuniram nesta quinta-feira (16) com o governador Eduardo Leite para avaliar as sugestões sobre o pacote que tramita na Assembleia.

A avaliação preliminar entre deputados aliados do Piratini é de que já há votos para aprovar  os projetos de lei complementar 505, que altera o Estatuto dos Servidores, e 507, que muda o plano de carreira do magistério, além da proposta de emenda constitucional.

Colaborou para a aceitação do texto que altera as regras para os professores a nova tabela apresentada pelo governador, que incorpora o reajuste de 12,84% do piso nacional do magistério e mantém a distância entre os níveis e classes, chamada de quadro de dispersão.

As demais propostas, incluindo as que tratam da remuneração na Brigada Militar e no Instituto Geral de Perícias, ainda serão estudadas pela equipe técnica do governo. As respostas às dúvidas e aos pedidos dos deputados serão conhecidas na segunda-feira.

No dia seguinte, o governador receberá os deputados da base para alinhar os textos finais e a ordem de votação na convocação extraordinária, que será formalizada no dia 22.

O maior problema do governo hoje é o projeto que trata da contribuição previdenciária dos PMs e bombeiros. O MDB, que tem oito deputados, fechou questão: vota contra.

O mesmo MDB que aprovou o aumento da contribuição para os civis comprou a versão corporativista de que não é possível contrariar a lei federal que equipara brigadianos e bombeiros às Forças Armadas e prevê desconto máximo de 9,5% neste ano e 10,5% em 2021.

Para estimular o desenvolvimento

Se depender do secretário Ruy Irigaray, o governo de Eduardo Leite vai recriar, com outro formato, a Agência de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, que existiu na gestão de Tarso Genro (PT).

A ideia é ter uma estrutura enxuta, formada por técnicos de alto nível, aproveitando inclusive parte da equipe da extinta AGDI. Para obter melhor resultado, a agência deve funcionar junto ao Badesul.

Apesar de ser do PSL, Irigaray diz que não tem preconceito ideológico com o que funciona e reconhece o trabalho do empresário Marcus Coester, que comandou a AGDI no início da gestão de Mauro Knjnik.

Vice-prefeito confere estragos


Mesmo com seus poderes esvaziados pelo prefeito Nelson Marchezan, que na quinta-feira )(16) esteve em Brasília, o vice, Gustavo Paim, passou pelo menos cinco horas conferindo os estragos do temporal da quarta-feira.

À coluna, Paim disse que esteve no Cristal e em outros bairros da Zona Sul prestando solidariedade às famílias que tiveram prejuízo e encaminhando soluções.

Em companhia de dois conselheiros do Orçamento Participativo, o vice acionou a Defesa Civil e a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) para garantir ajuda aos atingidos.

– O gestor público precisa estar presente, próximo da população, especialmente nos momentos difíceis. A vida da cidade está nas ruas e não nos gabinetes – justificou.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS