Educação


Weintraub diz que não há registro de gaúchos impactados por erro no Enem e garante abertura do Sisu nesta terça

Ministro da Educação concedeu entrevista ao "Gaúcha Atualidade" na manhã desta segunda-feira
20/01/2020 GaúchaZH

Entre 5 mil e 6 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 devem ter sido afetados pelo erro gráfico que gerou falha na correção das provas, disse o ministro da Educação, Abraham Weintraub. Ele concedeu entrevista ao Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, na manhã desta segunda-feira (20).  

O chefe da pasta disse que não há gaúchos afetados e garantiu as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) a partir desta terça-feira (21).

No exame, são feitas quatro provas distintas, com cores diferentes, e cada uma delas tem um gabarito. A falha deste ano consiste na incompatibilidade de identificação do candidato e da respectiva cor da prova feita por ele. Os arquivos teriam chegado ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com divergência, ou seja, o aluno fez a prova de uma cor, mas a nota foi corrigida com base no gabarito de outro teste. 

De acordo com Weintraub, o impacto é baixo, já que afeta 0,1% dos mais de 5 milhões de inscritos no exame: 

— Estatisticamente, o número é pequeno, mas, individualmente, temos que respeitar as pessoas. Peço desculpas pelo susto.  

O ministro da Educação disse ainda que a falha ocorreu devido a uma falha mecânica da máquina impressora. Em determinados momentos, ela “engasgava” e isso causava o descolamento da prova com seu devido gabarito. Na entrevista, ele afirmou que os erros estão restritos a quatro cidades de Minas Gerais. 

— Os problemas estão concentrados em Minas Gerais, o pessoal do Sul (Rio Grande do Sul)  pode ficar tranquilo — pontuou.  

Sobre a inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que abre nesta terça-feira (21), o ministro comunicou que não há motivo para adiar o prazo.  

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS