Educação


Apenas dois Estados não registraram erros de correção nas provas do Enem de 2019

Inep confirmou que há casos de problemas em exames de candidatos do Rio Grande do Sul, mas não informou quantos gaúchos foram afetados
21/01/2020 GauchaZH

Apesar de boa parte dos erros na correção das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 ter sido registrada em apenas quatro municípios — três de Minas Gerais e um da Bahia —, casos pulverizados foram identificados em praticamente todos os Estados do Brasil.

Segundo informações apresentadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) em coletiva de imprensa na noite desta segunda-feira (20), 95% dos 5.974 casos de falhas se concentraram em Viçosa, Ituiutaba e Iturama, em Minas Gerais; e em Alagoinhas, na Bahia. Os outros 5% (116) estão espalhados por municípios de outros Estados. A exceção são Amapá e Roraima, que não apresentaram problemas.

O presidente do Inep, Alexandre Ribeiro Pereira Lopes, confirmou que há casos de erros de correção em provas de candidatos do Rio Grande do Sul. O órgão preferiu, contudo, não informar quantas pessoas foram afetadas no Estado.

Os erros aconteceram no primeiro e no segundo dia de exame: foram 30 provas com correção errada no primeiro dia e 5.944 no segundo. Conforme o Inep, o equívoco nas correções já foi consertado e a nota corrigida já consta na Página do Participante.

Mais de 170 mil pessoas entraram em contato com o Inep para informar algum tipo de erro na correção da prova. O instituto assegura ter revisado todas as provas dos 3,9 milhões de alunos que fizeram o Enem e encontrado falhas de correção em 0,15% delas. O problema teria sido na associação da prova com o gabarito — houve um "descasamento" entre o código de barras do exame e o código de barras do cartão-resposta.

MPF quer suspensão do Sisu

De acordo com apuração do Estadão, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) enviou um ofício nesta segunda-feira ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitando que a abertura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) seja suspensa até que as falhas na correção do Enem estejam solucionadas.

O Inep não mencionou, até a publicação desta reportagem, se poderá ou não suspender a data de início das inscrições no Sisu, prevista para esta terça-feira (21). O órgão assegura que o problema já está resolvido.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS