Saúde e Bem Estar


Empresa faz recall de remédio para úlcera gástrica após recomendação da Anvisa

Agência recomendou maior controle de drogas que levem em sua composição nitrosaminas, que podem causar câncer; decisão foi tomada após possível contaminação pelo composto de 50 lotes
21/01/2020 GauchaZH

A Medley, empresa de medicamentos genéricos que faz parte do grupo Sanofi, anunciou nesta segunda-feira (20) o recolhimento do remédio Ranitidina (150 mg e 300 mg), que inibe a produção de ácido pelo estômago e é normalmente utilizado no tratamento de úlcera gástrica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou maior controle de drogas que levem nitrosaminas em sua composição. Essas substâncias são usadas na fabricação de remédios e podem causar câncer em caso de exposição prolongada.

A Medley diz que a decisão foi tomada após possível contaminação por  N-nitrosodimetilamina — composto membro da classe das nitrosaminas — de cerca de 50 lotes do medicamento.

Apesar de a Anvisa não ter determinado um recall das farmacêuticas, a agência publicou um comunicado em que recomenda que empresas reavaliem os seus métodos de processamento de nitrosaminas.

"A decisão é de precaução, o mesmo que ocorreu em 2019, quando ações foram adotadas após a detecção de nitrosaminas nos princípios ativos conhecidos como 'sartanas', como a losartana e a valsartana, ingredientes utilizados na fabricação de medicamentos para o tratamento de hipertensão arterial (pressão alta)", diz o comunicado.

De acordo com o Procon de São Paulo, aqueles que compraram algum dos lotes de Ranitidina têm o direito de ter seu medicamento trocado por outro que não tenha sido contaminado ou receber o seu dinheiro de volta. 

Além disso, o órgão recomenda àqueles que compraram o remédio que não façam uso, conservem as embalagens e entrem em contato com a empresa pelo telefone: 0800.729.8000.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS