Saúde e Bem Estar


Nova campanha de vacinação contra o sarampo começa em 10 de fevereiro

Mobilização é voltada para crianças e jovens dos 5 aos 19 anos. Rio Grande do Sul registrou seis novos casos da doença, com total de 82 pacientes infectados
28/01/2020 GaúchaZH

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) informou nesta segunda-feira (27) que uma nova campanha nacional de vacinação contra o sarampo inicia no dia 10 de fevereiro, com foco em crianças a partir dos 5 anos até jovens de 19. A mobilização vai até 13 de março e se destina às pessoas nessa faixa etária que não tenham tomado nenhuma dose da vacina ou que tenham recebido apenas uma aplicação, o que configura esquema vacinal incompleto. O Dia D, que ocorre aos sábados, está agendado para 15 de fevereiro.

No Rio Grande do Sul, um em cada quatro casos de sarampo registrados foi de pacientes dentro dessa faixa etária. Conforme a SES, desde agosto do ano passado, 82 casos da doença foram confirmados no Estado. 

As seis novas confirmações, que constam no boletim divulgado em 23 de janeiro, são de dois bebês, de quatro e cinco meses, moradores de Gravataí e Viamão, um adolescente de 18 anos morador de Gravataí, dois jovens de 20 e 25 anos do mesmo município e outro de 26 anos, residente de Porto Alegre. Todos os casos tiveram início dos sintomas em 2019.

Cidades com casos de sarampo no RS

  • Gravataí (24 casos)
  • Cachoeirinha (20 casos)
  • Porto Alegre (20 casos)
  • Canoas (4 casos)
  • Alvorada (3 casos)
  • Tramandaí (3 casos)
  • Ijuí (2 casos)
  • Trindade do Sul (2 casos)
  • Dois Irmãos (1 caso)
  • Santo Antônio da Patrulha (1 caso)
  • Carlos Gomes (1 caso) 
  • Viamão (1 caso)

A campanha de vacinação é a sequência das outras duas mobilizações realizadas em 2019, que tiveram como público-alvo crianças acima dos 6 meses a menores de 5 anos (em outubro) e depois em adultos dos 20 aos 29 anos (em novembro). Essas eram, na época (e continuam sendo, conforme a SES), as idades com mais casos confirmados.

A pasta alerta que qualquer pessoa acima dos 6 meses até 49 anos pode fazer a vacina do sarampo (tríplice viral)  - se já não tiver feito - na Unidade Básica de Saúde mais próxima que conte com sala de vacina.

O calendário básico de vacinação oferece duas doses de proteção contra o sarampo. A primeira é aos 12 meses de idade, com a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e a caxumba. A imunização precisa ser completada aos 15 meses, com uma dose da tetra viral, que imuniza para as mesmas três doenças mais a varicela (ou catapora).

Nova campanha para pessoas dos 30 aos 59 anos

A Secretaria Estadual da Saúde informa que o Ministério da Saúde prevê uma nova etapa de imunização no segundo semestre do ano, programada para agosto. Desta vez, o foco serão pessoas dos 30 aos 59 anos - pelo SUS, a vacina é oferecida para pessoas até 49 anos.

 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS