Saúde e Bem Estar


Ministério da Saúde diz que Brasil tem nove casos suspeitos de coronavírus em seis Estados

O paciente que estava sendo monitorado no Rio Grande do Sul foi descartado da lista: ele está com gripe H1N1
29/01/2020 GaúchaZH

O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (29) que há nove casos suspeitos de coronavírus no Brasil atualmente: um no Rio de Janeiro, um em Minas Gerais, dois em Santa Catarina, três em São Paulo, um no Paraná e um no Ceará. Não há até agora nenhum caso confirmado da doença no país. 

Até esta terça-feira (28), eram três casos suspeitos, localizados no Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais. O paciente que estava sendo monitorado no Estado foi descartado da lista: ele está com gripe H1N1.

Ao todo, desde a semana passada, o Ministério da Saúde recebeu dos Estados 33 notificações — dessas, quatro foram descartadas e 20 excluídas. O Rio Grande do Sul já notificou cinco casos (três descartados e dois excluídos).

Depois de o Laboratório Central do Estado (Lacen) ter descartado presença de coronavírus em paciente localizado em São Leopoldo, o Ministério da Saúde retirou de sua lista de suspeições esse caso. Para descartá-lo completamente, será preciso a confirmação do diagnóstico após exame realizado na Fiocruz, no Rio de Janeiro. Amostra de secreção dessa pessoa, que esteve na China nos últimos dias e apresentou sintomas, já foi encaminhado para o laboratório fluminense, mas ainda não há uma resposta definitiva. 

São considerados casos suspeitos pacientes com febre e sinal ou sintoma respiratórios, o que inclui tosse e dificuldade para respirar. Além disso, só estão enquadrados nesse grupo pessoas que estiveram na China nos últimos 14 dias ou que permaneceram em contato com pessoas portadoras do vírus. 


Conforme o protocolo, a notificação dos Estados tem de chegar ao Ministério da Saúde em 24 horas após a identificação do caso. Como não há informações precisas sobre as características do novo vírus, o governo pede que, assim que for confirmado o coronavírus, as autoridades estaduais preencham formulários da Organização Mundial da Saúde (OMS). A ideia é recolher informações e detalhes sobre a transmissão e letalidade.

Após a identificação do caso suspeito, o hospital ou o estabelecimento de saúde deve encaminhar amostras para os laboratórios mantidos pelos governos estaduais (Lacens). Depois de feito o exame nos Lacens, as amostras devem ser encaminhadas para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, para a confirmação do diagnóstico.

A partir desta quinta-feira (30), o Ministério da Saúde vai divulgar via internet, todos os dias, às 16h, um balanço dos casos descartados e suspeitos em todo o país. Os casos planilhados serão recolhidos até meio dia. Casos que surjam após esse horário só serão divulgados no dia posterior.

Coronavírus no mundo

Até esta quarta-feira, foram confirmados 6,065 casos em todo o mundo, sendo 5,997 na China. O país ainda teve 133 mortes pela doença. Foram da China não foi registrado nenhum óbito, mas há 68 casos confirmados em 15 países.,


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS