Dom Feliciano terá festividade em louvor a Nossa Senhora da Luz
No dia dois de fevereiro, acontecem as homenagens a Nossa Senhora da Luz - Matki Boskiej Gromnicznej, em Polonês, na Paróquia Nossa Senhora de Czestochowa de Dom Feliciano. A procissão inicia, às 10 horas, na Avenida Borges de Medeiros com Carlos Barbosa Gonçalves, com a tradicional benção de velas artesanais, que são acesas contra as tempestades e proteção às plantações. Depois, tem missa festiva, almoço, tarde dançante com a Banda Reencontro e jogos, ingressos a preços populares. Velas e ingressos para o almoço podem ser adquiridos no escritório paroquial, ambos R$ 25 cada, informações pelo telefone 51 9 96561815.
A Pastoral da Oração fabricou artesanalmente 264 velas de cera de abelha. Em fogo lento, derretem a cera, e numa mesa redonda com 51 pregos colocam os pavios que recebem a cera, enquanto a mesa roda. Apicultores do interior do município, durante todo o ano, levam cera para a Pastoral – este ano tiveram doação de 10kg. As velas foram confeccionadas já em novembro.
A preocupação da presidente do Apostolado da Oração, Helia Biedzicki, que há 17 anos fabrica as velas com Lélia e Eugênio Stelmaszczyk e Clélia Olzewski, entre outros do grupo da Igreja, é que a tradição acabe por falta de material, pois segundo ela a cada ano a produção de cera de abelha vem diminuindo consecutivamente. “Teve anos que fabricamos 500 velas, mas agora não estamos conseguindo o bastante”, diz.
Durante a festa será lançada a rifa de 15 de agosto.