Dupla Grenal


Estreia ou improvisação? Ausência de Geromel dá indício de mudança na zaga contra o Santos

Poupado do treino desta quinta, zagueiro pode desfalcar o Grêmio contra o Peixe neste domingo
26/04/2019 Globo Esporte / Foto: Reprodução

O Grêmio terá, na pior das hipóteses, 63 jogos no ano, o que já dá uma média de mais de uma partida por semana. À medida que passar nas competições de mata-mata, pode chegar a disputar 80 partidas oficiais. Como essa é uma maratona sonhada, o clube deve girar bastante o elenco e preservar algumas peças.

Neste Brasileirão, as primeiras devem ser Pedro Geromel e Maicon. Uma mudança que irá reverber, principalmente, na defesa. O zagueiro não treinou na quinta-feira e pode ser poupado. Mesmo que tenha jogado apenas 11 partidas, metade dos jogos do Grêmio até aqui, o desgaste começou a pegar o zagueiro de 33 anos.

Como o jogo de domingo, às 11h, na Arena, é contra o Santos de Jorge Sampaoli, que gosta de ampliar as linhas e trocar passes por todo o campo, Renato Portaluppi pode evitar qualquer percalço e escalar um substituto para o defensor.


- São equipes que gostam de ter a posse de bola, que têm estilo parecido. Acredito que vá ser bem equilibrado. Esse tipo de jogo é erro zero. Quando tiver chance, tem que matar, porque vão ser poucas - analisa Everton.

O problema é: quem será o companheiro de Kannemann se o Tricolor não tem zagueiro apto a jogar? Marcelo Oliveira rompeu três ligamentos do joelho direito e não deve retornar nesta temporada. Paulo Miranda teve um estiramento muscular na coxa direita e está há cerca de 40 dias sem jogar.

As soluções são improvisar os volantes Michel e Rômulo ou escalar o jovem Rodrigues, que ainda não atuou profissionalmente. Confira abaixo a situação de cada um:

MICHEL


Michel era o titular no meio de campo nas duas derrotas sofridas nesta temporada e perdeu a titularidade para Matheus Henrique logo em seguida. Ironicamente, saiu-se bem nas partidas em que atuou na zaga. Como é canhoto, terá de atuar no lado direito, que não é o preferencial, para deixar Kannemann pela esquerda.

Se jogar, estreará neste Brasileirão em uma formação muito parecida com a que terminou a edição passada. Geromel estava suspenso na última rodada, contra o Corinthians, e Michel foi o titular na zaga na vitória por 1 a 0. Por coincidência, Paulo Victor também atuou naquele jogo no lugar de Marcelo Grohe, que estava lesionado.


ROMULO


Rômulo é o 12º jogador que mais entrou em campo pelo Grêmio em 2019. Mais até do que Alisson, que é titular, e alguns nomes de peso, como Luan e Tardelli. O pragmatismo em seu jogo é o principal aliado e também o motivo das principais críticas. O volante nunca foge de uma atuação mediana.

Renato pode colocá-lo na zaga para escalar Michel no meio, já que Maicon também deve ser preservado e Matheus Henrique está suspenso na Libertadores. Assim, permitirá que o companheiro se readapte à função à frente da área e facilite o entrosamento


RODRIGUES


Antônio Josenildo Rodrigues abandonou o apelido Tonhão e assumiu o sobrenome. O zagueiro de 21 anos foi o capitão do time de transição na turnê europeia que o grupo realizou em março. Os relatórios enviados a Renato fizeram com que a comissão técnica não se apressasse em contratar um novo defensor. Ele tem 1,88m e se destaca pela entrega nos treinos.

Porém, Rodrigues ainda não disputou uma competição oficial em sua carreira. Mesmo inscrito no Gauchão, não foi aproveitado. O volante Darlan, que subiu de categoria ao seu lado, entrou três vezes em campo, assim como o goleiro Brenno, que jogou duas vezes.



Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS