Grêmio corre contra o tempo para ampliar a capacidade da Arena
O Grêmio está correndo contra o relógio para ver em ação seu plano para aumentar a capacidade da Arena. O clube está atualizando o estádio de acordo com a solicitação do Corpo de Bombeiros.
Em dezembro de 2019, a corporação atualizou resolução técnica que trata das medidas de segurança nos estádios do Rio Grande do Sul. Essa mudança permitiu que a capacidade máxima, pontos de acesso e prevenção e proteção contra incêndios, fossem alterados.
Foi possível determinar que os estádios com área específica para torcedores em pé pudessem aumentar a capacidade desde que tivessem setor com degrau de 40 centímetros de largura e de 15 a 19 centímetros de altura. Somente a Arena Porto-Alegrense e o Beira-Rio têm essas configurações.
Superada essa etapa, o próximo passo do Grêmio é a aprovação de um novo Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Porém, para requisitar vistoria do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre, algumas adaptações em outros setores e pontos de acessos além da arquibancada norte são necessárias.
O Grêmio está providenciando as adequações. Segundo o diretor do Departamento do Torcedor, Marcos Vargas, ainda não é possível estipular quanto tempo mais será necessário para concluir as instalações. Mas a intenção do clube é que a capacidade da Arena aumente em breve.
- Não há nenhuma adequação pendente na arquibancada Norte, o setor encontra-se 100% adequado. Há sim algumas exigências, inclusive de ordem estrutural nos demais setores como implementacao de corrimãos nos corredores de acesso às cadeiras no quarto anel, sul, etc - relata Vargas.
Quando os Bombeiros realizarem vistoria e aprovarem as mudanças, a arquibancada norte aumentará o número de lugares de 5,5 mil para até 8,3 mil. A ampliação fará com que o estádio passe a ter capacidade total de 58.462 mil lugares. De acordo com a Arena Porto-Alegrense, a lotação oficial do estádio hoje é de 55.662 pessoas.
- As exigências já estavam previstas na legislação e o estádio, por ser um prédio existente, tem um prazo de adaptação para que cumpra a nova legislação. A princípio, eles estão cumprindo os requisitos e não haverá problema em aumentar (a capacidade) - relata o comandante dos Bombeiros de Porto Alegre, tenente-coronel Eduardo Estevam Camargo.
O Grêmio vem tentando ampliar a lotação da arquibancada desde maio de 2017. O acesso na arquibancada norte foi restringido a partir da queda da mureta, ocorrida em 2013, durante jogo contra a LDU, pela Libertadores, e também por causa de brigas entre organizadas rivais. Porém, o Grêmio conseguiu comprovar que o espaço suporta mais torcedores, dentro das condições legais de segurança exigidas.