Saúde e Bem Estar


Infestação do mosquito Aedes aegypti aumenta em Porto Alegre

Infestação passou do status moderado para de alerta. Em 2020, município teve a confirmação de um caso importado de dengue, de acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Saúde, com dados até 25 de janeiro.
13/02/2020 G1

A infestação do mosquito Aedes aegypti em Porto Alegre aumentou entre final de dezembro e início de fevereiro. De acordo com dados do Monitoramento Integrado do Aedes, realizado semanalmente pela prefeitura, o índice mais atual foi de 0,33. Isso indica que a infestação passou do status moderado para de alerta.

Segundo o município, o status alerta indica um possível aumento do risco de transmissão viral na cidade. Em 2020, Porto Alegre teve a confirmação de um caso importado de dengue, de acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Saúde, com dados até 25 de janeiro.


O período de férias e as temperaturas altas podem contribuir no aumento na infestação. De acordo com o último levantamento, foram encontradas 443 fêmeas do mosquito em 290 armadilhas, indicando um índice de positividade de armadilhas de 21,3%.

Os bairros que apresentaram maior índice de infestação foram Jardim São Pedro, Restinga, Boa Vista e Farroupilha. Nesses bairros foram coletadas 105 fêmeas do mosquito.

Em janeiro, a prefeitura publicou um edital no Diário Oficial de Porto Alegre notificando todos os proprietários e responsáveis por imóveis residenciais, comerciais, industriais e de terrenos baldios para que mantenham os imóveis e terrenos livres de recipientes ou entulhos que possam acumular água, condição propícia para o desenvolvimento de criadouros do mosquito.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS