Geral


Organizadores garantem que Olimpíadas de Tóquio vão acontecer

Faltam apenas 162 dias para a cerimônia de abertura
13/02/2020 Correio do Povo

Depois de criticar os "rumores irresponsáveis", o presidente do comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Yoshimo Mori, voltou a repetir nesta quinta-feira que não considera "adiar ou cancelar os Jogos" em razão da epidemia do novo coronavírus. Faltando apenas 162 dias para a cerimônia de abertura, as perguntas sobre um eventual adiamento dos Jogos Olímpicos em caso de propagação do vírus por toda a Ásia estão aumentando. Hoje, uma mulher de 80 anos se tornou a primeira pessoa com o novo coronavírus a morrer no Japão. 

"Gostaríamos de coordenar com o governo nacional e agir com calma", disse Mori durante uma reunião com autoridades do Comitê Olímpico Internacional (COI).

A epidemia de pneumonia viral, oficialmente chamada Covid-19, já forçou o adiamento de uma série de eventos esportivos na China, incluindo competições de qualificação olímpica.  A lista não para de crescer. Na quarta-feira, o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Xangai foi adiado e pode ser cancelado. Outros eventos esportivos programados na Ásia também podem ser adiados se a epidemia se expandir. Nesta quinta-feira, uma cidade de 10.000 habitantes perto de Hanói, no Vietnã, foi colocada em quarentena.

Durante a reunião com os membros do COI, a governadora de Tóquio, Yuriko Koike, prometeu aplicar "medidas rigorosas" para proteger a população contra o COVID-19 à medida que os Jogos Olímpicos se aproximam. Nenhuma pessoa morreu no Japão, mas há 28 casos confirmados em território japonês, quatro deles em estado grave no hospital. Outras 218 pessoas estão infectadas em um cruzeiro colocado em quarentena na costa do Japão.

O prefeito da vila olímpica, Saburo Kawabuchi, disse na reunião que espera um aumento da umidade do ar para limitar a doença. "Temos a estação das chuvas que pode derrotar o vírus", disse ele. Nesta quinta-feira, a província chinesa de Hubei, onde o vírus apareceu, anunciou outras 242 mortes e cerca de 15.000 novas infecções. 

Pelo menos 1.355 pessoas morreram na China, onde cerca de 60.000 pessoas foram infectadas com o COVID-19, um número que cresceu após a implementação na quarta-feira de um novo método de detecção.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS