Saúde e Bem Estar


RS tem 18 casos confirmados de sarampo em 2020

Casos estão distribuídos nos municípios de Sapucaia do Sul, Gravataí, São Leopoldo, Porto Alegre e Cachoeirinha. Em 2019, foram 78 registros da doença confirmados.
14/02/2020 G1

Já são 18 casos confirmados de sarampo em 44 dias no Rio Grande do Sul. Segundo relatório do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), divulgado nesta quinta-feira (13), os casos de 2020 estão em:

  • Sapucaia do Sul - 8
  • Gravataí - 5
  • São Leopoldo - 3
  • Porto Alegre - 1
  • Cachoeirinha - 1

Em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, três pacientes de 17, 25 e 27 anos estão com a doença. Em Sapucaia do Sul, os pacientes são dois jovens de 17 e 19 anos.

E,em Gravataí, os casos confirmados são de duas crianças menores de 1 ano.

No ano passado, o estado registrou 76 casos durante todo o ano e 70% das ocorrências aconteceram em pessoas que não eram vacinados ou que não tinham tomado a segunda dose da vacina.

Recomendações

O CEVS recomenda que todo indivíduo que, independente da idade e situação vacinal, apresentar febre e exantema maculopapular, acompanhados de um ou mais dos seguintes sintomas: tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite, notifique imediatamente a vigilância epidemiológica municipal ou o Disque Vigilância do CEVS no número 150.

A vacinação é disponibilizada gratuitamente para a população de 6 meses a 49 anos de idade, de acordo com o esquema preconizado e para todos profissionais de saúde, independente da faixa-etária.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS