Ovo de ema é incubado por dois machos no zoológico de Gramado
O zoológico de Gramado, na serra gaúcha, registrou no começo deste mês o nascimento da sétima ema da fauna. Porém, ao contrário do que ocorre normalmente, os ovos foram cuidados por dois machos simultaneamente.
A bióloga Tatiane Nunes, responsável técnica pelo Gramadozoo, explica é a primeira vez que isso acontece no zoológico.
"Eles cuidavam do ninho. Quando um deles saía para comer, o outro fazia a incubação. É algo que a gente nunca tinha notado, desde o tempo em que tem conseguido reprodução aqui", conta.
Como a ema fêmea não participa da criação dos filhotes, fica a cargo de um dos machos fazer a incubação dos ovos. Desta vez, um outro macho, de porte menor, também participou desse processo.
"Talvez o macho menor tenha tentado ficar com o ninho, mas, como o outro macho era o dono do ninho, não conseguiu pegar, e passou a ficar sempre ao lado. É uma curiosidade", explicou ao G1.
De acordo com a bióloga, além de fazer a incubação, o "pai" é responsável pelos cuidados com os filhotes até completarem um ano de idade.
“O macho faz a corte com várias emas, copula, ela põe o ovo no ninho que ele construiu e ele incuba. Os ovos pesam em torno 600 gramas, e o período de incubação varia entre 38 a 42 dias. Após isso, é tudo com o macho”, diz.
O filhote apresenta bom desenvolvimento de saúde, e já é acompanhado por somente um dos machos. Segundo a bióloga, o outro "pais" voltou ao convívio com os demais após o nascimento.
"Ele está circulando por todo o recinto junto com o macho maior, que é quem está cuidando. Ele come tudo o que o 'pai' come. É possível observar ele pegando alguns insetos para se alimentar", comenta.
Ao todo, o zoológico possui sete emas: quatro machos, duas fêmeas e o filhote, que ainda não teve o sexo definido. Em todo o zoo, são cerca de 800 animais de 200 espécies.
