Geral


Cidades gaúchas celebram 'Semana da Paz'

Em Dom Pedrito, programação de oito dias relembra Tratado de Ponche Verde, que pôs fim a Guerra dos Farrapos.
21/02/2020 G1

A programação da Semana da Paz, criada para celebrar o fim da Revolução Farroupilha em 1845, começa no domingo (23), em Dom Pedrito, com uma missa crioula. Até o dia 1º de março, quando o "Tratado de Ponche Verde'' comemora 175 anos, haverá palestras, mateada, cavalgada e rodeio.

Os CTGs Crioulos do Ponche Verde, Rodeio da Fronteira e Herança Paternal integram a programação. Na sexta-feira (28) acontece uma encenação no Parque Farroupilha, local onde foi assinado o tratado. Nesse dia, também haverá um rodeio no local.

Em Santo Ângelo, o CTG Tio Bilia também prepara atividades para a Semana da Paz, entre os dias 24 de fevereiro e 1º de março, com palestras e cavalgada. Em Santa Cruz do Sul, o CTG Rincão da Alegria realiza celebração.

A programação em Uruguaiana (4ªRT) começa no domingo e inclui atividades na Praça Farroupilha e CTG Tríplice Aliança, com cavalgada e sessão solene na Câmara Municipal.

A "Semana da Paz" foi incluída no calendário de eventos do estado a partir de lei sancionada em 1998, prevendo que a coordenação seja realizada pelas secretarias de Cultura e Educação do RS e municípios, com a participação do MTG. Porém, na prática, é cada vez menos lembrada.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS