Fiéis lotam Santuário na Missa de imposição das cinzas
Aconteceu na noite desta quarta-feira (26) a missa de imposição das cinzas em Dom Feliciano, celebrada no Santuário Nossa Senhora de Czestochowa pelo Pároco Padre Thomas. A Igreja celebrou a Quarta-feira de Cinzas, dando início à Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa, que para muitos é um dia de jejum e abstinência.
As cinzas eram usadas como símbolo de arrependimento no Antigo Testamento, um sinal público da nossa intenção de morrer aos desejos da carne e viver em Cristo. A cinza também simboliza o luto, neste caso por nossos pecados. Na imposição das cinzas o Padre diz: "Lembra-te que és pó e ao pó retornarás." As cinzas usadas na imposição, são feitas com Ramos bentos no último domingo de ramos.
Saiba mais a Quarta-feira de Cinzas:
1. O que é?
É o primeiro dia da Quaresma, ou seja, dos 40 dias nos quais a Igreja chama os fiéis a se converterem e a se prepararem verdadeiramente para viver os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo durante a Semana Santa.
A Quarta-feira de Cinzas é uma celebração que está no Missal Romano, o qual explica que no final da Missa, abençoa-se e impõe-se as cinzas obtidas da queima dos ramos usados no Domingo de Ramos do ano anterior.
2. Como nasceu a tradição de impor as cinzas?
A tradição de impor a cinza é da Igreja primitiva. Naquela época, as pessoas colocavam as cinzas na cabeça e se apresentavam ante a comunidade com um “hábito penitencial” para receber o Sacramento da Reconciliação na Quinta-feira Santa.
A Quaresma adquiriu um sentido penitencial para todos os cristãos por volta do ano 400 d.C. e, a partir do século XI, a Igreja de Roma passou a impor as cinzas no início deste tempo.