Trânsito


Número de mortes em estradas gaúchas diminui 13% em 12 anos, segundo o Detran

Em 2019, número foi 5% menor do que o ano anterior. Cidades com as maiores frotas são as que mais registram acidentes, como Porto Alegre, Caxias do Sul e Pelotas.
03/03/2020 G1 - Foto: Gazeta do Povo

O número de mortes em ruas e estradas gaúchas caiu 13% no ano de 2019, em relação a 2007, quando o Detran começou a considerar também óbitos ocorridos até 30 dias depois do acidente. Em 2019, o número foi 5% menor do que no ano anterior.

Para o Detran, o resultado é uma união de esforços entre os órgãos fiscalizadores, e o envolvimento maior da sociedade no debate sobre o trânsito.

"A gente vê as pessoas hoje discutindo o tema em vários ambientes. Não é só mais no dia a dia ou na imprensa. Vemos a escola trazendo, a universidade participando, os órgãos. Então há um envolvimento. Acho que isso vai ajudando na conscientização e auxiliando nesses números", destaca o diretor-geral adjunto do Detran RS, Marcelo Soletti.

Em 2019, foram 1.448 acidentes com mortes, que vitimaram quase 1.600 pessoas.

Mais de 38% dos acidentes fatais ocorreram nas sextas e sábados. O turno da noite é o mais violento, concentrando quase 35% das mortes.

As cidades com as maiores frotas têm maior número de acidentes: Porto Alegre teve 77 acidentes fatais no último ano. Caxias do Sul, 57 e Pelotas, 50.

Quase 30% das vítimas eram condutores de automóveis. Em seguida, vêm os motociclistas (23,8%) e pedestres (20,7%). Os homens seguem sendo maioria, 79% dos mortos no trânsito.

Para tentar reduzir a violência no trânsito, o Detran pretende levar aos dezesseis municípios gaúchos com o maior número de acidentes o programa "Vida no trânsito", que já existe em Porto Alegre. A iniciativa traça um mapa de onde e por quê acontecem os acidentes, e quem são as principais vítimas, para que as prefeituras possam criar uma estratégia de prevenção.

"É levar informação do que realmente precisa naquele local. É controle de velocidade? É uma sinalização melhor? Precisa ter uma campanha de educação ou é {operação [Balada Segura] porque os acidentes que acontecem ali envolvem álcool?", destaca Soletti.

Entre os municípios que podem ser os primeiros a receber o programa estão Caxias do Sul, Santa Maria e Guaíba.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS