Geral


Coronavírus adia jogos das Eliminatórias Asiáticas e atrapalha Liga dos Campeões

No qualificatório asiático para a Copa de 2022, foram adiados os marcados para os períodos de 23 a 31 e março e de 1º a 9 de junho
09/03/2020 Correio do Povo

O coronavírus voltou a atrapalhar jogos de futebol em diversas competições. Nesta segunda-feira, a Fifa anunciou que foram adiadas partidas das Eliminatórias Asiáticas da Copa do Mundo de 2022. Pouco depois, a Uefa decidiu que o duelo entre Paris Saint-Germain e Borussia Dortmund será disputado sem público em Paris.

Nas Eliminatórias Asiáticas, foram adiados os marcados para os períodos de 23 a 31 e março e de 1º a 9 de junho. Em seu comunicado, a Fifa destaca que partidas poderão ser realizadas caso seja seguro. Para isso, porém, será preciso o seu aval e também o da Confederação Asiática de Futebol.

"No entanto, a fim de apoiar as associações, e desde que a segurança de todos os indivíduos envolvidos atenda aos padrões exigidos e que as associações que se enfrentam mutuamente concordem, os jogos ainda podem ser disputados nas janelas internacionais de março ou junho de 2020, mas sempre sujeitos à aprovação prévia da Fifa e da AFC", explicou a Fifa.

A entidade também destaca que aguarda a evolução da situação para novas definições que possam afetar o calendário do qualificatório asiático para a Copa de 2022 no Catar.

"A Fifa e a AFC continuarão avaliando a situação em relação ao Covid-19 e decidirão se são necessárias novas alterações no cronograma das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2022, sempre com o objetivo de proteger a segurança e a saúde de todos os indivíduos envolvidos", afirmou.

Outras competições também foram adiadas pela Fifa e pela AFC por causa do surto de coronavírus. Foi o caso do Campeonato Asiático de Futsal, classificatório para o Mundial da modalidade e que agora será em agosto.

Liga dos Campeões

Marcado para esta quarta-feira, o jogo entre Paris Saint-Germain e o Borussia Dortmund será disputado no Parque dos Príncipes, na capital francesa. O Dortmund venceu o primeiro duelo da série válida pelas oitavas de final por 2 a 1. O PSG afirmou que foi comunicado da decisão e disse que o clube continua "totalmente mobilizado para organizar a partida nas melhores condições possíveis".

A França proibiu reuniões de mais de 1.000 pessoas, com algumas exceções. O país registrou 1.126 casos do coronavírus no domingo, um aumento de 19% em relação ao dia anterior e o segundo maior número de casos na Europa depois da Itália. Até agora, 19 pessoas morreram no país.

Dois dos quatro jogos da Liga dos Campeões agendados para esta semana serão disputados sem torcida. As autoridades espanholas recomendaram restrições aos jogos envolvendo equipes de regiões da Itália com alto número de casos do Covid-19 e determinaram que a partida entre Valencia e Atalanta ocorra em um estádio vazio.

O ministro da Saúde da Alemanha, Jens Spahn, recomendou que os organizadores considerem adiar os eventos previstos para atrair mais de mil pessoas, mas o porta-voz do governo da cidade de Leipzig, Matthias Hasberg, disse que a partida do RB Leipzig contra o Tottenham, nesta terça-feira, continuará tendo a presença de público. A partida do Liverpool contra o Atlético de Madrid também deve ser disputada com os torcedores presentes, na quarta-feira.

Os estádios vazios não são novidade na Liga dos Campeões, mas geralmente são uma punição da Uefa. O jogo de quarta-feira será o primeiro sem público no Parque dos Príncipes em 10 anos. A última vez que aconteceu, em março de 2010, isso ocorreu por causa de tumulto entre torcedores durante uma partida entre o PSG e o Olympique Marselha.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2wolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

wolcedj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS