Saúde e Bem Estar


Descartados os primeiros 86 casos suspeitos para coronavírus no RS

Diagnóstico pelo Lacen tornará mais rápido o resultado no RS
10/03/2020 Fonte: Portal ClicR

O Laboratório Central do Estado (Lacen/RS) fechou até a última segunda-feira (9) os diagnósticos como negativo dos primeiros 86 casos suspeitos para infecção pelo novo coronavírus. O número representa todos os exames feitos desde sexta-feira (6) no Estado, quando o serviço da Secretaria da Saúde (SES) passou a fazer a análise.

Os exames irão agora passar por um segundo teste para os outros sete tipos de vírus respiratórios mais comuns no país, como os influenza A e B, parainfluenza, adenovírus e vírus sincicial respiratório.

A investigação no Lacen começou a ser feita na última sexta-feira, após a chegada de insumos específicos para a identificação do novo coronavírus entregues pelo Ministério da Saúde. O material é produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que é para onde a Secretaria da Saúde (SES) enviava as amostras com as suspeitas da infecção. Com isso, será possível reduzir o tempo para obter os resultados, já que esse tempo poderia chegar a até 8 dias e agora é possível ter a resposta em 48 horas. Nenhuma amostra do Rio Grande do Sul segue em investigação na Fiocruz. Todos os atuais suspeitos estão no Lacen em Porto Alegre.

Nem todos esses descartados para coronavírus já estão contabilizados no boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira pela SES, em virtude da hora de fechamento dos dados. Da última sexta-feira para hoje, foram 34 casos descartados após o diagnóstico do Lacen. Os demais casos serão agora tabulados pelo Centro de Operações de Emergências (COE) e entrarão no boletim desta terça-feira (10) junto a outros casos que venham a ter o diagnóstico até lá.

O boletim epidemiológico é atualizado diariamente em saude.rs.gov.br/coronavirus.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS