Geral


"Não é caso para pânico", diz secretária de Saúde de Campo Bom

Suzana Ambros relatou que paciente está em isolamento domiciliar e não circulou pela cidade após apresentar sintomas
10/03/2020 Correio do Povo - Foto: Prefeitura de Campo Bom

A secretária municipal de Saúde de Campo Bom, Suzana Ambros, comentou na manhã desta terça-feira o primeiro caso confirmado de coronavírus do Rio Grande do Sul. Em entrevista à Rádio Guaíba, Suzana declarou que não há motivo para pânico porque o paciente, um homem de 60 anos, não chegou a circular na cidade logo depois que apresentou os sintomas do Covid-19. 

"Não é um caso para pânico. O vírus não está circulando. Ele ficou em isolamento domiciliar, na companhia de apenas dois familiares. A população pode ficar bem tranquila quanto a isso porque ele não andou por Campo Bom nem por outras cidades do Estado", esclareceu a secretária. 

Segundo Suzana, o homem retornou da Itália no dia 23 de fevereiro, apresentou sintomas e desde então vinha sendo monitorado. "A confirmação demorou porque coletamos o material e ele precisou ser enviado para a análise da Fiocruz. O resultado veio já agora no final do isolamento. Mas o paciente está bem, terminando o isolamento domiciliar e não apresentou sinais de agravamento do quadro respiratório e nenhum dos seus familiares apresentou sintomas", explicou.   

Questionada sobre as medidas que devem ser tomadas para evitar o contágio, Suzana comentou que os cuidados necessários são os mesmos de antes. "A gente vem batendo nisso, mas somente agora que a população está levando a sério. É preciso manter os ambiente bem arejados, ventilados, não tossir na frente das pessoas, proteger com o braço. Pode fazer o uso do álcool gel, mas também pode ser água e sabão", completou. 

Ao falar sobre o uso de máscaras, Suzana disse que o item só é necessário quando a pessoa apresenta algum sintoma respiratório. "Quando tu vais procurar o atendimento, daí tudo bem. Isso já servia antes do coronavírus. Nós temos essas condutas desde o H1N1, mas o uso da máscara não é necessário antes dos sintomas", argumentou. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS