Política


TSE assegura a confiabilidade do sistema eletrônico de votação

Manifestação ocorre após fala do presidente Jair Bolsonaro de que teria vencido eleição de 2018 no primeiro turno
10/03/2020 Correio do Povo

Em resposta à manifestação do presidente Jair Bolsonaro, nessa segunda-feira, durante viagem aos Estados Unidos, de que ganharia a eleição de 2018 no primeiro turno, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manifestou-se nesta terça-feira sobre o assunto. Em nota, reafirmou a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico e sua auditabilidade. 

O Tribunal enfatizou que jamais foram comprovados casos de fraude ao longo de mais de 20 anos de utilização do sistema eletrônico de votação, além de enfatizar o reconhecimento internacional. "Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato", indica a nota. A manifestação termina reforçando que "eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim".

Confira a íntegra da nota de esclarecimento do Supremo Tribunal Federal.

Ante a recente notícia, replicada em diversas mídias e plataformas digitais, quanto a suspeitas sobre a lisura das eleições 2018, em particular o resultado da votação no 1º turno, o Tribunal Superior Eleitoral reafirma a absoluta confiabilidade e segurança do sistema eletrônico de votação e, sobretudo, a sua auditabilidade, a permitir a apuração de eventuais denúncias e suspeitas, sem que jamais tenha sido comprovado um caso de fraude, ao longo de mais de 20 anos de sua utilização.

Naturalmente, existindo qualquer elemento de prova que sugira algo irregular, o TSE agirá com presteza e transparência para investigar o fato. Mas cabe reiterar: o sistema brasileiro de votação e apuração é reconhecido internacionalmente por sua eficiência e confiabilidade. Embora possa ser aperfeiçoado sempre, cabe ao Tribunal zelar por sua credibilidade, que até hoje não foi abalada por nenhuma impugnação consistente, baseada em evidências.

Eleições sem fraudes foram uma conquista da democracia no Brasil e o TSE garantirá que continue a ser assim.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS