Polícia


Fábrica clandestina de cigarros é descoberta em operação conjunta em São Sepé

Organização criminosa falsificava conhecidas marcas paraguaias e faturava meio milhão de reais por dia
19/03/2020 Correio do Povo

Um esquema milionário de falsificação de cigarros no Rio Grande do Sul, envolvendo até uma fábrica clandestina, é alvo ao amanhecer desta quinta-feira da operação "B.O"., deflagrada em conjunto pela Polícia Civil, Ministério Público do Estado, Polícia Rodoviária Federal e Instituto-Geral de Perícias. Até o momento 17 pessoas foram presas, sendo seis brasileiros e 11 paraguaios, em uma propriedade rural situada às margens da BR 392, no município de São Sepé. Maquinário e insumos para a fabricação de cigarros, além de caminhões para transporte, estão entre o material apreendido.

As investigações duraram cerca de quatro meses. A fábrica clandestina de cigarros estava em funcionamento havia cerca de um ano, sendo produzidos por dia mais de 100 mil maços de cigarros falsificados com nomes de conhecidas marcas paraguaias, totalizando 3 milhões de carteiras por mês. A média diária era de 200 caixas do produto, contendo cada um 50 pacotes, que posteriormente era revendido para várias regiões do Brasil e até mesmo para o Uruguai. O trabalho investigativo apurou que o faturamento ficava em torno de meio milhão de reais por dia. A organização criminosa era formada por um grupo que reside em outros estados e gerencia a produção remotamente.

Pela Polícia Civil, a coordenação da operação está com a Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor do Departamento Estadual de Investigações Criminais de Porto Alegre, sob comando do delegado Joel Wagner, e da Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria, chefiada pelo delegado Sandro Meinerz. Já no Ministério Público do Estado, o trabalho é conduzido pela Promotoria Especializada do Consumidor, com o Promotor de Justiça Alcindo Bastos. Por sua vez, a Polícia Rodoviária Federal mobilizou o Núcleo de Operações Especiais.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de Construção

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS