Ação Social


Aproveite a quarentena para organizar a casa; veja as dicas

Confira algumas orientações sobre como deixar o ambiente mais agradável, por meio da organização, nesse período de isolamento domiciliar por causa do coronavírus.
28/03/2020 G1

Diferentemente de antes da quarentena, muita gente tem ficado as 24 horas do dia dentro de casa. Nesse período de isolamento domiciliar por causa do novo coronavírus existem várias opções de como ocupar o tempo, uma delas é organizar o lar.

Manu Marchesini, de Curitiba, é personal organizer e explica que deixar a casa organizada traz benefícios mentais. Confira algumas dicas da especialista para ajudar você nessa missão.

"Nossa casa é o nosso cantinho no mundo e é importante que esse ambiente seja agradável. Em um lugar organizado você consegue ser mais criativo, encontra um equilíbrio maior. A casa é como um espelho da sua mente, quando você organiza do lado de fora, o lado de dentro também vai se organizando.”


Vá com calma

Segundo a personal, o momento da organização precisa ser prazeroso, por isso, é importante começar por etapas.

A sugestão dela é que você escolha uma música para escutar enquanto arruma os espaços e comece devagar.

“Jamais tire todas as roupas de dentro do armário e coloque em cima da cama. Se fizer isso, a chance de você desanimar, fechar a porta do quarto e dormir no sofá é muito grande."

Manu orienta que as pessoas comecem por algum espaço que incomoda pela falta de organização, como uma gaveta de roupa íntima ou acessórios que sempre estão misturados.


Tire fotos

Nada melhor do que um bom incentivo para continuar as tarefas, como observar o que você conseguiu fazer.

Conforme a personal organizer, tirar fotos do espaço antes e depois colabora com a motivação para continuar a missão.

“Se você vai organizar uma gaveta da cozinha com potes, faça uma foto antes. Quando terminar, fotografe e compare. Isso vai ser bom, você vai ver que tá valendo a pena e seguirá em frente.”


Separe por categoria

A organização é importante, segundo a Manu, para ajudar você e sua família a visualizar o que tem em casa e localizar onde as coisas estão.

Para ajudar nesse processo, é importante separar os objetos e roupas por categorias.

“Quando for organizar o guarda-roupa, comece pela gaveta, aí você tira todas as calças. Depois que terminar, separe as camisetas e assim por diante. Você vai delimitando os espaços, para saber onde ficará cada coisa.”


Desapegue

Muito mais do que ter espaço em casa, é importante saber o que você realmente usa. A dica da Manu é válida para tudo, sobretudo para roupas.

Na hora de organizar o guarda-roupa a orientação é ir separando as peças em pilhas, da seguinte forma:

  • Não serve mais e posso doar
  • Não uso mais e posso doar
  • Precisa ser levado à costureira
  • Precisa ir para a lavanderia
  • Não serve para ninguém usar

Depois de escolher as peças que realmente usa, deixe aquelas que você mais veste em um espaço mais acessível.

"Esse desapego é muito importante, ainda mais agora. O inverno tá chegando e tem aqueles que precisam. O recomendável é fazer doações de seis em seis meses, pois o seu desapego pode ajudar muita gente”, destacou.


Todos devem participar

De acordo com a Manu, a organização também é importante para não sobrecarregar uma pessoa da casa.

“Normalmente é a mulher que sabe onde estão as coisas. Quando você inclui todo mundo na hora de organizar, todos conseguirão encontrar depois. Isso evita atritos com aquela pessoa que está sempre sobrecarregada por precisar saber de tudo.”

A personal ainda destaca que é importante ensinar as crianças sobre onde guardar as coisas. Os pequenos, por exemplo, devem saber arrumar o ambiente depois das brincadeiras.

Faça um cronograma

Segundo a Manu, é comum as pessoas desanimarem no meio do processo de organização da casa, por isso, é importante fazer um cronograma do que você irá arrumar a cada dia.

“Comece pelo crítico e vá listando. Vá vencendo as etapas, faça por partes e não se cobre tanto. Lembre-se sempre que é um cuidado com a casa, com a sua família. Isso deve envolver as outras pessoas da casa, assim ficará mais leve.”

Como manter a organização

Depois que tudo estiver no lugar, o desafio é manter a organização do ambiente. Segundo a Manu, é interessante tirar uns 10 minutos do dia para recolocar o que foi tirado do devido lugar.

Ela explica que quando a família toda participa da organização, fica mais fácil manter o espaço em ordem.

Em casas com vários moradores, a recomendação é usar etiquetas para orientar o que deve estar em cada espaço.

"A organização é uma mudança de hábito, não é algo que acontece de uma hora para outra. As pessoas não devem se cobrar demais por isso, até porque uma casa tem vida!”

 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS