Agricultura


BOA NOTÍCIA: Gigante do tabaco desenvolve vacina contra o coronavírus

Controladora da Souza Cruz confirmou que experimento se encontra em fase de testes contra a Covid-19
01/04/2020 Por: Assessoria de Comunicação - Portal GAZ Foto: Divulgação

Controladora da Souza Cruz, a gigante do setor de tabaco British American Tobacco (BAT) está desenvolvendo uma vacina em potencial para a Covid-19. A informação foi confirmada pela empresa nesta quarta-feira, 1º.

O experimento, que se encontra em fase de testes pré-clínico, está sendo desenvolvido por meio da subsidiária de tecnologia da BAT, a Kentucky BioProcessing (KBP). Se o teste da vacina for bem-sucedido, espera-se que, com os parceiros corretos e suporte de agências governamentais, sejam fabricadas entre 1 milhão e 3 milhões de doses da vacina por semana a partir de junho. “Por mais que a KBP seja uma operação comercial, a intenção é de que o projeto da vacina de Covid-19 seja não lucrativo”, diz o comunicado.

 

A vacina em desenvolvimento usa uma tecnologia de crescimento rápido de plantas de tabaco, que possui diversas vantagens comparada a tecnologias convencionais de produção de vacinas: é potencialmente mais segura, visto que plantas de tabaco não recebem agentes patogênicos que causam doenças em humanos; é mais ágil, pois os elementos da vacina acumulam em plantas de tabaco muito mais rapidamente – 6 semanas em tabaco contra meses usando métodos convencionais; a fórmula se mantém estável em temperatura ambiente, ao contrário de vacinas convencionais que geralmente necessitam de refrigeração, e tem o potencial de entregar uma resposta imunológica efetiva em apenas uma dose.


“O desenvolvimento de vacinas é desafiador e um trabalho complexo, mas nós acreditamos que estamos diante de uma importante inovação com nossa plataforma tecnológica de plantas de tabaco e prontos para trabalhar com governos e outras partes para ajudar a vencer essa guerra contra a Covid-19. Estamos totalmente alinhados com o apelo das Nações Unidas por um enfoque total em combater problemas globais”, diz, no comunicado, o diretor de pesquisa científica da BAT, David O’Reilly.

Com informações do Portal Gaz de Santa Cruz do Sul

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

wolcedj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS