Geral


Rio Grande do Sul recebe 48,9 mil testes rápidos para auxílio do diagnóstico da Covid-19

Exames serão divididos para pesquisa e aplicações em profissionais da saúde e da segurança
03/04/2020 Correio do Povo

O Rio Grande do Sul recebeu, nesta sexta-feira, 48,9 mil testes rápidos sorológicos para auxílio ao diagnóstico do Covid-19 no Estado.  Os exames serão divididos em duas partes: 20 mil unidades serão enviadas para Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para pesquisa e os outros testes (28.940) serão aplicados em profissionais das áreas da saúde e da segurança, segundo o protocolo em elaboração pela Secretaria da Saúde (Ses). 

O Centro de Operações de Emergências realizará uma reunião, na próxima segunda-feira, onde o protocolo deve ser aprovado. “Nossa previsão é publicar a nota técnica com esclarecimentos do uso dos testes já na próxima segunda-feira”, disse a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri.

Tani esclareceu que esse exame detecta a presença de anticorpos (IgG e IgM), que são defesas produzidas pelo corpo humano contra o vírus, e mostra o resultado em até 20 minutos. 

A modalidade é usada para diagnosticar casos graves internados com a Covid-19 e em profissionais que estiverem em atendimento direto nos hospitais. O teste deve ser aplicado no décimo dia do início dos sintomas, como tosse, dificuldade para respirar, congestão nasal e dor de garganta. É necessária apenas a coleta de uma gota de sangue.

Foi a primeira remessa de kits recebida pelo governo do Estado, de outras previstas para serem enviadas pelo Ministério da Saúde nas próximas semanas.

Além dos testes rápidos, o Laboratório Central do Estado (Lacen) e outros laboratórios privados credenciados permanecem realizando os testes de biologia molecular, capaz de identificar o coronavírus em pacientes logo no início da doença.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

angela noticias Nacional Utilidades noticiaszettybender noticias

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS