Dupla Grenal


Dupla Gre-Nal deve prorrogar afastamento

Não há previsão de retorno aos treinos durante parada por coronavírus
25/04/2020 Correio do Povo

No final da próxima semana, os jogadores da Dupla Gre-Nal, assim como a maioria de seus colegas pelo Brasil e mundo afora, completarão um mês e meio de paralisação. Estão afastados da rotina normal de treinos e, principalmente, dos  jogos de futebol, desde o dia 17 de março, quando voluntariamente os clubes suspenderam todas as suas atividades. A princípio, o grupo de jogadores do Inter voltaria ao trabalho no dia 1º de maio, e o do Grêmio, no dia seguinte, ao encerramento do período de férias que receberam, mas tudo indica que o afastamento será prorrogado. 

Há motivos de ordem médica e de saúde, já que não há como garantir que os jogadores estarão seguros se retomarem seu dia a dia de treinos, mas também de ordem institucional. Ocorre que, apenas dois após a Dupla anunciar a suspensão dos treinos, a Prefeitura Municipal de Porto Alegre emitiu um decreto impondo a paralisação das atividades de todos os clubes esportivos da cidade, o que inclui os grandes do futebol. Até o momento, a medida da Prefeitura segue vigente, sem data para ser levantada. Ou seja, não há definição de retorno aos treinos. 

Nestes quase 45 dias de parada, os jogadores receberam, em um primeiro momento, 15 dias de folga. Depois, a partir de 1º de abril, ganharam 30 dias de férias, que acabam no final da próxima semana. Agora, a partir dos primeiros dias de maio, os atletas devem continuar em suas casas, mas gozando de um período de licença remunerada.

“Qualquer decisão (de prorrogar o período de paralisação) fica condicionada às formalidades de autorização e flexibilização das atividades por parte das autoridades sanitárias do país”, destaca o vice de futebol do Grêmio, Paulo Luz. O prosseguimento da paralisação também ganha corpo pelo fato de, neste momento, não haver nenhuma definição de como vai transcorrer o calendário do futebol brasileiro. 

A alta cúpula da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Comissão Nacional de Clubes vão se reunir na próxima terça-feira para um possível encaminhamento do calendário de competições pós-pandemia. Nos encontros anteriores, muitas propostas foram apresentadas, mas nenhuma oficializada. Os clubes não abrem mão de disputar as competições em seus formatos originais, evitando um corte nas cotas de televisão. Além disso, a CBF deverá apresentar um protocolo de saúde a ser respeitado por todos os clubes de todas as divisões nacionais, quando os jogos forem retomados no país. 

Durante todo esse tempo em que estão parados, os jogadores seguem sendo acompanhados pelas comissões técnicas. Eles cumprem uma rotina de treinos, mesmo sem as melhores condições. Depois, quando as competições reiniciarem, será necessário um período de cerca de duas semanas para a realização de uma intertemporada. 

Na próxima sexta-feira, dia 1º de maio, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman, deve reunir os clubes que participam do Campeonato Gaúcho para tentar definir uma data para a volta da competição. A partir deste encontro, que também levará em consideração o decreto da Prefeitura de Porto Alegre que fechou os clubes, o futuro imediato do futebol da Dupla poderá ficar mais claro.

A tendência é que o Gauchão seja a primeira competição a retornar, não só pelo fato de ter poucas rodadas para seu término, mas principalmente pela questão logística. No Estadual, os deslocamentos são curtos e facilitam os cuidados com a prevenção ao coronavírus.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS