Agricultura


Fumicultura é motivo de preocupação para a FETAG-RS

Nesta quinta-feira, 14 de maio a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) emitiu uma nota repudiando o comportamento das empresas fumageiras na questão da compra do tabaco dos produtores. O documento também denuncia quebr
15/05/2020 Fonte: Portal ClicR

Nesta quinta-feira, 14 de maio a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) emitiu uma nota repudiando o comportamento das empresas fumageiras na questão da compra do tabaco dos produtores. O documento também denuncia quebra de acordo por parte das indústrias.

Veja a nota na íntegra:

A Fetag-RS, por meio desta, manifesta sua grande preocupação com a situação atual da fumicultura gaúcha, especialmente em relação a política de comercialização adotada pelas empresas fumageiras.

A postura das empresas é inadmissível diante do cenário que estamos vivenciando, onde os produtores, que já tiveram inúmeras perdas na produção devido as intempéries climáticas (excesso de chuvas e seca), além das dificuldades na comercialização devido a pandemia do COVID-19, agora sofrem com o rigor na classificação, causando perdas ainda maiores na lucratividade.

Não há uma justificativa para esta ação das empresas, tendo em vista que 80 % do tabaco produzido é exportado e o valor do dólar está próximo aos R$6,00.

Outro ponto que preocupa é o corte de produtores que vem sendo realizado por algumas empresas, trazendo incertezas em relação ao futuro da cadeia produtiva. As entidades são contrárias a redução de famílias produtoras para o aumento de área plantada.

Além disso, as empresas estão desrespeitando as regras estabelecidas no Fórum Nacional da Integração do Tabaco – FONIAGRO – durante as negociações de preço, o que tem fragilizado o sistema Integrado do Tabaco, construído ao longo de anos e que serve de referência para as demais cadeias produtivas.

Diante disso, a Fetag-RS e sua Comissão Estadual do Fumo estão cobrando uma mudança de postura das empresas, tanto na comercialização quanto na política que envolve todo o setor fumageiro.

*Fonte: Ascom Fetag-RS /Eduardo Malta de Oliveira

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS