Grêmio encara Católica na Libertadores para cumprir primeira das "tarefas de Renato"
O jogo é o último da fase de grupos. Mas, como os anteriores, vale a sobrevivência na Libertadores. Um empate com a Universidad Católica, às 19h15 desta quarta-feira, serve para o Grêmio se garantir nas oitavas de final da competição. Depois da virada sofrida para o Fluminense no domingo, Renato Gaúcho entrou em ação nos bastidores para chacoalhar o elenco, ao mesmo tempo que injeta confiança e o desafia.
Passar de fase na Libertadores é a primeira das "três tarefas de Renato" até a parada no calendário para a Copa América. Além de dissipar um possível cenário de críticas e pressão, o sucesso nesta noite servirá para confirmar a folga do elenco durante o recesso de meio de ano.
Depois do 5 a 4 sofrido no domingo, na Arena, o Grêmio virou alvo da imprensa e também de parte da torcida. Este clima, inclusive, gerou uma reunião de uma hora e meia antes do treinamento de terça-feira.
A consequência foi a entrevista concedida pelo treinador (confira no vídeo acima) fora da rotina, na qual reforçou problemas da equipe, mas sem baixar a confiança. Entre outras palavras, disse que o Grêmio "deu aula" no domingo, segue como "melhor do Brasil" e tem erros "fáceis de corrigir".
- O futebol ofensivo fica bem mais difícil ter. Não tem como ir na padaria comprar um, dois quilos de futebol. O Grêmio tem. O torcedor pode ficar tranquilo que vamos voltar a fazer o que fizemos nos 35 minutos iniciais do jogo de domingo. A história do jogo de quarta vai ser totalmente diferente - garantiu Renato.
As "três tarefas"
A intervenção no vestiário se tornou necessária. Renato chamou os holofotes para si e, apesar de responsabilizar os jogadores pela derrota contra o Fluminense, começou a tornar fumaça qualquer pressão ao grupo. Mas a classificação às oitavas de final no duelo com o time chileno virou questão de honra.
Assim, o treinador tricolor colocou diante dos comandados "três tarefas" a cumprir antes da Copa América: classificação às oitavas da Libertadores, às quartas da Copa do Brasil e recuperação no Brasileirão. Em caso de sucesso, os jogadores ganharão uma folga maior no recesso do calendário.
- Clube grande é muito cobrado. Pelo elenco que temos, temos que brigar por todos os títulos. Mas daqui a pouco o Grêmio se recupera. Tem três tarefas até a chegada da Copa América. A folga deles depende disso. Como confio muito no meu grupo, acredito que as três coisas irão acontecer - afirmou Renato.
O primeiro objetivo terá de ser cumprido a partir das 19h15 desta quarta-feira, na Arena, contra a Universidad Católica, na última rodada da fase de grupos da Libertadores. As duas equipes têm sete pontos e brigam pela segunda vaga do Grupo H – a primeira já é do Libertad. O Grêmio tem o saldo a seu favor, o que lhe garante o posto com um empate.
Matheus Henrique será desfalque por suspensão, e Diego Tardelli, por desconforto muscular. Michel tem tudo para ser o substituto no meio-campo. O restante da equipe deve ser o mesmo das últimas partidas: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.
GRÊMIO X UNIVERSIDAD CATÓLICA - LIBERTADORES - 6ª RODADA
Local: Arena, em Porto Alegre
Data e hora: quarta-feira (08/05), às 19h15 (horário de Brasília)
Provável Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel, Maicon, Alisson, Jean Pyerre e Everton; André.
Quem está fora: Paulo Miranda, Diego Tardelli e Marcelo Oliveira
Pendurados: André, Jean Pyerre e Pedro Geromel.
Provável Universidad Católica: Dituro; Magnasco, Lanaro, Kuscevic e Cornejo; Fuentes, Aued, Pinares, Fuenzalida e Puch; Riascos.
Quem está fora: ninguém.
Pendurados: Germán Lanaro e José Fuenzalida.
Arbitragem: apita o jogo Néstor Pitana, auxiliado por Hernan Maidana e Juan P. Belatti, todos argentinos.