Suspeitos são presos em operação contra organização criminosa de roubo de veículos no RS
A Polícia Civil realizou, na manhã desta terça-feira (9), uma operação contra roubo e clonagem de veículos na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão e seis de prisão.
Cinco pessoas foram presas. O sexto suspeito com ordem de prisão é um homem que já está detido na Penitenciária Modulada de Osório, e é apontado como o chefe da organização criminosa.
Os mandados foram cumpridos nas cidades de Porto Alegre, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão e Osório. Na cidade do Litoral Norte, as buscas foram realizadas no interior da Penitenciária Modulada.
Segundo a Polícia Civil, a operação foi denominada "Aurora" porque a quadrilha preferia roubar os carros às 7h da manhã.
"Segundo os próprios criminosos, é quando a comunidade está mais desatenta", explica o delegado Rafael Liedtke.
De acordo com o delegado, as investigações começaram há seis meses, quando a polícia descobriu a existência do esquema.
"Do interior da casa prisional, o indivíduo, que possui antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, extorsão, roubo a residência e porte ilegal de arma de fogo, ordenava a prática de crimes de roubo de veículos na Capital e Região Metropolitana de Porto Alegre. O outro homem, de 29 anos, possui antecedentes por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, receptação, roubo a pedestre, roubo a estabelecimento comercial e roubo de carga", afirma.
Liedtke destaca que os indivíduos presos na operação são de alta periculosidade.
"Os crimes eram cometidos sempre em duplas e com arma de fogo".
De acordo com o delegado Marco Guns, após os roubos, os suspeitos determinavam que os carros tivessem os sinais identificadores adulterados, como placas e numeração de vidros, chassi e motor.
"Às vezes, os veículos eram repassados para outras quadrilhas especializadas na prática de delitos patrimoniais diversos, como roubos a estabelecimentos comerciais, de cargas, entre outros", conta.
Foram apreendidos valores em dinheiro, diversos celulares, armas e veículos. Em um dos endereços foram encontrados três carros de luxo, sendo dois deles blindados.