Agricultura


Puxado pela agricultura, PIB do RS cai 3,3% no primeiro trimestre de 2020

Estiagem severa que atingiu o estado e primeiros reflexos do coronavírus na economia estadual provocaram a queda. No mesmo período do ano passado, índice teve variação positiva.
10/06/2020 G1

O Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul teve queda de 3,3% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2019, conforme resultados apresentados pela Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento na manhã de quarta-feira (10).

O índice foi puxado principalmente pelo desempenho da agricultura, atingida pela estiagem que desde o ano passado provoca perdas no campo. O resultado do setor ficou 14,9% inferior na comparação ao mesmo período do ano passado.

A indústria teve queda de 4,6% e os serviços, de 1,2%. No primeiro trimestre de 2019, o PIB gaúcho teve alta de 0,9%, impulsionado principalmente pela alta nos serviços e indústria. A agricultura, já naquele período, apresentava declínio.

O resultado no RS também superou o PIB nacional, que entre janeiro e março desde ano teve queda de 0,3%. No cenário nacional, a agricultura teve alta no período de 1,9%.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos em um país, estado ou município. No RS, é calculado pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Seplag.

Por trás dos resultados negativos da agricultura, estão as perdas nas lavouras gaúchas, afetadas pela seca. Conforme o governo do estado, os prejuízos decisivos foram na produção da soja (-27,7%), de milho (-19,3%) e do fumo (-22%).

"Os impactos da estiagem não se restringem ao primeiro trimestre. Ainda veremos seus efeitos no segundo trimestre do ano", afirma o pesquisador do DEE/Seplag, Martinho Lazzari.

As culturas de verão tiveram alta, conforme o governo, ainda que abaixo do esperado. É o caso da uva (+12,3%), do arroz (+4,4%) e da maçã (+4,1%).

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS