Agricultura


O Cultivo de Soja: Dicas de Como Fazer

Nosso país é o segundo maior produtor do grão no mundo todo.
17/06/2020 R7

Atualmente, a soja (Glycine max (L.) Merrill) é cultivada em todo o mundo e é um dos grãos mais produzidos e comercializados. Contudo esses grãos atuais são bem diferentes das espécies de plantas rasteiras que tiveram o seu desenvolvimento na costa leste da Ásia em especial próximas ao Rio Amarelo que fica na China.

Podemos dizer que esse processo evolutivo da soja se deu através dos cruzamentos naturais que ocorreram entre duas espécies de soja que são consideradas como selvagens. Essas espécies acabaram sendo domesticadas e depois de muito trabalho dos cientistas da antiga China foram sendo aperfeiçoados.

A soja foi difundida em todo o mundo e passou a ser um dos principais itens da produção agrícola do Brasil. Nosso país é o segundo maior produtor do grão no mundo todo. Dentre as regiões que melhor recebem o cultivo desses grãos estão os cerrados Nordestinos.

O Plantio da Soja

Uma das principais vantagens que os agricultores encontram em cultivar soja é que se trata de um grão que é capaz de compensar as possíveis falhas que acontecem em sua lavoura.

Para ter um bom resultado do cultivo da soja é importante começar tendo um bom “stand” que é basicamente a quantia certa de plantas por metro de linha. Em geral o bom “stand” é conseguido cultivando cerca de 25 plantas por metro.

Os Requisitos Para o Sucesso do Plantio da Soja:

Dentre os principais requisitos para ter sucesso no cultivo da soja estão contar com sementes que possuam um valor cultural elevado, ou seja, que tenham poder de germinar com mínimo de 80%; o solo deve ser destorroado e possuir uma superfície uniformizada; semeadeira com regulagem correta; teor de umidade do solo suficiente; semeadura na velocidade correta; semeadura com profundidade de 3 a 4 cm; supervisão do processo de semeadura e um solo compactado depois que o sulco for fechado.

Dica Sobre o Solo Para Cultivo de Soja

Quando o solo tem uma textura média e pesada precisa que o plantio seja raso, ou seja, que tenha uma profundidade que fique entre 3 e 4 cm. Essa condição é muito importante para que as plantas possam emergir nesses solos. Se o solo em questão for arenoso a profundidade precisa ser um pouco maior.

Técnicas Padronizadas:

Usar técnicas preconizadas para o plantio da soja ajudam a reduzir bastante as falhas da lavoura. Entretanto, é válido destacar que se por um lado as falhas na lavoura são prejudiciais para os rendimentos por outro o excesso de plantas pode causar acamamento que causa perdas bastante significativas de produção.

Plantio Direto de Soja:

O plantio direto é um sistema de cultivo bem diferente do convencional e tem como característica principal fazer a instalação da cultura sem fazer revolvimento do solo. Esse tipo de plantio pode ser feito em terrenos que já tenham sido usados para fazer o plantio convencional.

Nesse sistema de cultivo as ervas daninhas são eliminadas através do uso de herbicidas utilizados no momento de fazer a instalação da cultura. Se o agricultor perceber que é necessário pode fazer uso do herbicida depois de ter ocorrido a emergência da soja. Esse tipo de plantio é utilizado em áreas grandes em especial quando é feita a sucessão soja-trigo.

Espaçamento no Plantio de Soja:

O espaçamento no plantio da soja é um detalhe que merece bastante atenção uma vez que pode variar de acordo com o ciclo vegetativo do cultivar em questão. Por exemplo, os cultivares precoces devem ser cultivados com um espaço de 36 a 45 cm entre eles. Os outros tipos de cultivares podem ser semeados com um espaçamento de 60 cm que se for necessário devido a atraso no plantio pode diminuir para 50 cm.

Deve ficar com uma densidade de semeadura de 30 sementes por metro linear (lembramos que as sementes devem ter poder germinativo de cerca de 80%). A quantidade de sementes necessárias depende do espaçamento que foi adotado e costuma ficar em torno de 60 quilos quando se utiliza 60 cm de espaçamento.

A Melhor Época Para o Cultivo de Soja:

Escolher o melhor momento para fazer o cultivo de soja é fundamental para ter bons resultados. O primeiro fator a ser levado em conta é o fotoperiodísmo, preste atenção também ao regime de chuvas da região em que você fará o plantio bem como a fertilidade do solo que será utilizado.

Para alguns exemplares de soja bastantes chuvas podem ajudar a melhorar os seus resultados bem como a fertilidade do solo. Os melhores meses nesses quesitos, no Brasil de uma forma geral, são outubro e dezembro. Contudo, os cultivares de porte alto não se adaptam bem com chuvas intensas.

Escolhendo Cultivares Adequados:

Quando se deseja começar a cultivar soja se tem uma grande variedade de cultivares passíveis de escolha, porém, acertar em cheio no melhor para o seu caso exige uma avaliação bastante criteriosa já que podem acontecer diversos problemas motivados por fotoperiodismo.

Outros fatores que podem causar sérios problemas são as condições inadequadas do solo e do clima. Tudo isso pode gerar prejuízos sem igual para a lavoura. Uma forma de contornar os problemas causados pelo fotoperíodo é ter um bom regime hídrico que favorece o porte e o rendimento de diversos cultivares.

É importante saber que a descrição dos cultivares é realizada através das principais características das suas sementes e posteriores plantas. Uma forma de o produtor ter mais chances de sucesso com a sua lavoura é tendo cultivares de ciclos vegetativos diferentes o que permite que haja um aproveitamento melhor das colhedeiras além de haver mais segurança para possíveis adversidades climáticas.

Preparando o Solo:

O cultivo de soja quase sempre utiliza um solo previamente preparado, trata-se do sistema de plantio convencional. As condições para o preparo de um solo bom para o cultivo é encontrar um local em que as sementes possam germinar com mais rapidez, um meio ambiente em que hajam nutrientes e umidade para as raízes; controle das ervas daninhas; eliminação dos restos que ficaram da cultura anterior e deixar o leito de semeadura uniforme para que as sementes possam germinar de maneira normal.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS