Dom Feliciano entra para bandeira vermelha devido ao aumento de casos de Covid-19 na região
Por conta do aumento de contaminações, mortes e internações em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) devido ao COVID-19 no Rio Grande do Sul, o governo do Estado levou para um novo patamar a classificação de diversas regiões do estado. Como atualmente Dom Feliciano está na região de saúde de Porto Alegre na classificação, o município passa para Bandeira Vermelha.
Dom Feliciano, Camaquã e Chuvisca estão nas áreas sinalizadas como bandeira vermelha, onde somente estabelecimentos que vendem itens essenciais podem estar abertos, mantendo 50% dos trabalhadores. Os demais locais de comércio devem ficar fechados.
Restaurantes, lancherias e bares ficam proibidos de receber clientes, mas podem atender em sistema de tele-entrega, drive-thru e pegue e leve. As aulas de cursos livres, escolas de ensino infantil, fundamental e médio e universidades devem permanecer suspensas. Academias, missas e serviços religiosos, clubes sociais e esportivos e serviços de higiene pessoal, como cabeleireiro e barbeiro, por exemplo, passam a ser totalmente vedados.
Como existe um prazo até este domingo (21), para que os municípios façam contestação do resultado, a bandeira passa a valer na próxima segunda-feira (22), sendo que as restrições acontecem a partir de terça-feira (23).
O Prefeito de Dom Feliciano, Clenio Boeira da Silva, e o de Camaquã, Ivo Ferreira Lima, já divulgaram que vão recorrer judicialmente a decisão. Até o momento, Dom Feliciano registrou apenas 3 casos de coronavírus, já recuperados, e nenhuma morte por causa pela doença.