Empresas promovem ações para auxiliar instituições e pequenos negócios no RS
Em meio à pandemia do coronavírus que atinge o Rio Grande do Sul há três meses, a preocupação com a economia reforça a crise. Preocupadas com a manutenção de instituições, pequenos negócios e profissionais autônomos, empresas gaúchas criaram iniciativas de inovação para enfrentar o momento.
A ajuda se dá por meio de campanhas de arrecadação de dinheiro que converte as doações na compra de itens básicos, prestação de mentoria administrativa de forma gratuita e ainda, na criação de uma plataforma que reúne produtoras de máscaras.
O projeto SOMA, da 4all, surgiu com o objetivo de concentrar doações para projetos sociais que apoiam pessoas em vulnerabilidade social. As contribuições podem ser feitas em valores que vão de R$ 5 a R$ 50. Todo o valor arrecadado será utilizado pelas organizações na aquisição de materiais básicos de alimentação, higiene e saúde.
Entre as instituições beneficiadas está o MIM – Movimento por uma Infância Melhor da Vila Mato Sampaio, Zona Leste de Porto Alegre. O local ajuda crianças há 14 anos e chegou a ter que fechar em março deste ano.
"Se aqui dentro do movimento as crianças tinham 4 refeições durante o dia, o que seria deles em casa?", questiona Marlene Arruda, que atua no MIM.
As doações devem ser feita de forma online: clique aqui.
Chiefs Group
Executivos e empresários se reuniram para prestar uma mentoria administrativa gratuita para startups e pequenas empresas. O Chiefs Group se coloca à disposição para debater e compartilhar conhecimentos.
A plataforma disponibiliza dois canais de inscrição, para interessados em aprender e para aqueles que querem oferecer serviço de mentoria.
Mapa das Máscaras
As máscaras se tornaram uma das principais aliadas da população para se proteger da Covid-19. Ao mesmo tempo, a produção deses itens de segurança reforçaram a renda familiar de diversos profissionais autônomos do Brasil.
Com objetivo de fortalecer a economia local, a iniciativa Mapa das Máscaras conecta quem vende com quem precisa comprar máscaras. Tudo é feito por meio de geolocalização, assim o interessado encontra opções próximas da sua casa.