Geral


Como saber ao certo o valor do seu imóvel em Porto Alegre

Confira essas dicas para acertar no preço!
08/07/2020 Renato Portela

Colocar o preço de um imóvel com valores exorbitantes que estão fora do existente no mercado é uma das razões mais comuns para perder clientes e ter problemas em encontrar compradores interessados. A regra da oferta e demanda é inexorável com quem não entende que pedir preços em imóveis em Porto Alegre que estão muito acima do valor real costuma ser um empecilho nas vendas.

É preciso analisar o preço correto, pois isso ajuda na negociação, porque isso gera maior velocidade na hora de vender e faz com os interessados não percam tempo.

Um imóvel que tenha um valor de mercado em torno de quinhentos mil, por exemplo, está condenado a ficar abandonado caso o vendedor insista em pedir um milhão e recusar a qualquer desconto na negociação.

Outra questão essencial é que nem sempre o preço solicitado é o preço que será fechado na venda. Além dos gastos com a comissão da imobiliária e as despesas com a documentação, o interessado no imóvel costuma pedir descontos.

Por esta razão os corretores orientam para que o proprietário, antes divulgar sua propriedade, saiba de antecipadamente se planeja ceder no preço e o quanto pretende ceder. É preciso avaliar o peso dos gastos que podem afetar seu lucro na venda.

Geralmente,  o vendedor está mais disposto a negociar e oferecer desconto se tem pressa em vender o imóvel. Mas, existem alguns clientes que não estão dispostos a realizar nenhuma negociação, mesmo que isso signifique perder a oportunidade de vender.

Para conseguir encontrar o valor correto da sua propriedade realize uma comparação com um imóvel que seja semelhante ao seu. Ao procurar por um imóvel com os mesmos atributos que o seu, como outro apartamento em Porto Alegre e que tenha sido vendido há pouco tempo, é uma excelente maneira de descobrir o quanto vale sua propriedade. 

Normalmente, o preço final de imóveis que são parecidos é o valor mais próximo do qual o vendedor irá conseguir lucrar com o seu. Porém, é importante lembrar que os preços de apartamentos que estão localizados em um mesmo prédio podem variar, de acordo com o andar, quanto mais alto mais caro ele será, a vista se for privilegiada também terá um valor maior, entre outros fatores. Portanto, é necessário levar em consideração todas esses atributos para chegar ao valor mais próximo.

Outra dica para saber o preço do seu imóvel é consultar sites de anúncios de imóveis. Mesmo só mostrando o preço solicitado pelo dono, e não o que foi negociado no final da compra é uma ótima ferramenta para comparar preços. Pesquise pelo mesmo bairro ou rua onde está localizado a sua propriedade. Caso encontre um imóvel que seja na mesma região mas que tenha uma metragem diferente do seu, uma alternativa é achar qual é o preço do metro quadrado e colocar no seu.

Exemplificando, se um imóvel de cinquenta metros quadrados custa trezentos mil tem o valor seis mil por metro quadrado. E se seu imóvel, na mesma região, é de setenta metros quadrados, multiplique seis mil por setenta e dessa forma terá quatrocentos e vinte mil, que será o valor aproximado do imóvel.

Outra recomendação é buscar serviços de uma imobiliária. Se você deseja uma avaliação mais aproximada, é recomendado recorrer aos profissionais que são especializados no mercado da sua região.

Encontre profissionais que sejam experientes e que são capazes de avaliar o preço do metro quadrado. Geralmente esses profissionais possuem maior facilidade em colocar preço no seu imóvel, pois conhecem diversos perfis de imóveis na região.

E essa avaliação pode ser feita tanto para uma casa à venda em Porto Alegre ou para locação. Além disso, essa alternativa traz mais mais conforto e segurança com o valor avaliado de seu imóvel.

Há outros pontos que podem elevar o valor da sua propriedade, caso seu imóvel tenha piscina, churrasqueira, salão de festa, espaço kids, salão de jogos, vaga na garagem, tudo isso deve ser levado em consideração para valorizar o imóvel. 

Faça o seu anúncio levando em consideração os  os diferenciais do seu imóvel, eles são essenciais e podem te auxiliar durante as negociações justificando o preço do imóvel.

Outro ponto que deve servir para influenciar no preço da sua propriedade é o estado de conservação. Um imóvel recém reformado ou que esteja em bom estado passa mais segurança para o futuro comprador. Atente-se aos detalhes e realize reajustes necessários em seu imóvel, pois isso pode ajudar a valorizar sua propriedade.

Outra questão que pode aumentar o preço de um imóvel é a quantidade de dormitórios. Se a sua casa tem mais de 3 dormitórios isso irá contribuir com o valor do seu imóvel.

Agora que você já sabe como precificar o seu imóvel é só fazer o anúncio e esperar o comprador.

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como saber ao certo o valor de um imóvel!


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS