Na 10ª semana do distanciamento controlado, 15 regiões do RS ficam com bandeira vermelha
A 10ª semana do distanciamento controlado no Rio Grande do Sul terá 15 regiões em bandeira vermelha (risco alto). Apenas as regiões de Santa Maria, Ijuí, Uruguaiana, Bagé e Lajeado ficam com classificação laranja (risco médio).
Os prefeitos e associações municipais podem contestar os dados e enviar recurso até as 6h de domingo (12). O mapa será oficializado na segunda-feira (13) e passará a vigorar entre 14 e 20 de julho.
Até esta semana, eram seis regiões em bandeira vermelha, com cerca de 5,2 milhões de habitantes (46,1%) nessas áreas.
Segundo o governo do estado, se essas 15 regiões tiverem a classificação confirmada, mais de 9,5 milhões de moradores do Rio Grande do Sul, o equivalente a 84,2% da população gaúcha, ficarão em zonas de medidas mais restritivas.
No entanto, dos 391 municípios que compõem as áreas com bandeira vermelha, 218 cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 nos 14 dias anteriores ao levantamento. Por isso, podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio.