Geral


Enchente chega à Região Metropolitana de Porto Alegre e deixa moradores fora de casa em Eldorado do Sul

Em todo o estado, 3,85 mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas devido às cheias no Rio Grande do Sul.
11/07/2020 G1

A enchente do Rio Jacuí e do Lago Guaíba chegou nesta sexta-feira (10) à Região Metropolitana de Porto Alegre.

Mesmo sem chuva, o nível do Guaíba subiu e chegou a 2,45 metros, quando o normal é 1,2 metro. Na cidade de Eldorado do Sul, a água subiu rapidamente e obrigou moradores a deixarem suas casas. E em Porto Alegre, a região das Ilhas do Guaíba também sofreu com alagamentos.

A prefeitura disponibilizou máquinas para resgatar os móveis. O trabalho deve seguir pela noite. A água segue subindo e mais casas podem ser alagadas. Os moradores estão apreensivos.

"Não é fácil perder as coisas, a gente trabalha, trabalho bruto para conseguir as coisinhas para dentro de casa e vem a água para destruir tudo", lamentou a moradora Greiciele Rodrigues.

O secretário de Educação da cidade, Gelson Antunes Santos, esteve nos locais atingidos pelas cheias. "A situação é bastante precária. A água tá subindo muito rápido, temos várias famílias em desajuste", afirmou. As pessoas que precisam sair de casa estão sendo levadas a ginásios e escolas.

Em Porto Alegre, os moradores das Ilhas do Guaíba começaram a sentir os efeitos da cheia cedo. "Sete da manhã começou a entrar água dentro de casa. O que deu para levantar a gente levantou, o que não dá, não tem o que fazer", relatou o torneiro mecânico Roberto da Silva.

Transtornos na Região Central

Na Região Central do estado, as águas do Rio Taquari começaram a baixar. Nas ruas de Lajeado, os moradores contabilizam os prejuízos provocados pelas cheias. Na casa da industriária Silvana Gado, o chão da sala desmoronou.

"Eu abri, fechei a porta, abri de novo a porta e caiu as coisas, meu deus, aí eu fui chamar pessoas pra vir olharem", relatou.

O porteiro e jardineiro Marcos Antônio da Silva lamentou as perdas. "Isso aqui foi batalhado, suado, né, para a gente comprar essa casinha aqui. Mas mesmo com toda a tristeza, voltar para casa sempre é bom", disse.

Duas pessoas morreram devido às enchentes, provocadas após chuvas intensas decorrentes de um ciclone extratropical que chegou ao RS na terça (7): um homem após um deslizamento em Caxias do Sul, e outro em Colinas, enquanto tentava atravessar uma estrada alagada.

Os bombeiros ainda procuram por um homem de 35 anos que desapareceu enquanto pescava no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul.

Em todo o Rio Grande do Sul, 3,85 mil pessoas estão fora de casa, desabrigadas ou desalojadas, devido às cheias, segundo boletim da Defesa Civil divulgado no fim da tarde. Pela manhã, esse número chegou a 4,5 mil.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS