Geral


Chuva causa estragos e provoca a morte de cerca de 35 mil frangos em Nova Prata

Córregos transbordaram e invadiram estradas. Três aviários registraram alagamentos e em dois deles, animais morreram de choque térmico.
13/07/2020 G1

A forte chuva que atingiu a cidade de Nova Prata, na serra gaúcha, no último fim de semana, causou a morte de cerca de 35 mil frangos de dois aviários locais.

Segundo a prefeitura, a comunidade de Santa Terezinha, onde ficam os aviários, registrou alagamentos e os animais morreram de choque térmico.

“Foi um fenômeno surreal que aconteceu na granja” descreve o proprietário do local, Rogério Dall’Agnol. De acordo com ele, a água começou a entrar nos aviários por volta das 23h50min do sábado (11) e às 00h10 de domingo já não tinha mais nada.

Segundo registros na Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Nova Prata, o número de aves mortas ao mesmo tempo é recorde histórico.

A partir disso, técnicos da empresa onde o empresário era integrado estiveram no local e orientaram o procedimento de descarte das aves seguindo, principalmente, regras ambientais.

Nesta terça (14), a família está organizando um mutirão para limpeza dos aviários. Equipes da prefeitura auxiliarão com máquinas. Cerca de 70 mil quilos de aves serão descartadas.

Em outra granja, localizada na comunidade Santa Catarina, um aviário também foi invadido pela água, porém não haviam aves no local e os prejuízos foram somente estruturais.

Estragos na cidade

A Defesa Civil informou que recebeu cerca de 30 chamados relacionados a alagamentos durante a madrugada e a manhã de domingo (12).

O bairro mais afetado foi o Sagrada Família, que fica próximo à Casa do Idoso. No local, bueiros estouraram e a água invadiu residências, garagens de prédios e estabelecimentos comerciais. No bairro São Cristóvão, também foram registrados estragos, e muros de contenções foram derrubados.

Estradas do interior foram danificadas, principalmente nas comunidades em que córregos e rios transbordaram, como em Santa Terezinha, Santo Isidoro, Santa Catarina, Gramado e Gramadinho. No decorrer do domingo, alguns reparos foram feitos pelas secretarias de Obras e Agricultura.

Não há registros de feridos. Algumas pessoas ficaram desabrigadas e estão em casas de parentes.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS