Cultura


Tradicional Fest Vinho de Sertão Santana ficará para 2021

Um dos eventos mais apreciados, assim como tantos outros, não ocorrerá este ano.
13/07/2020 Portal ClicR

O evento, que seria a 10ª edição do Fest Vinho, devido a pandemia do Coronavírus não ocorrerá este ano, nesta edição buscamos trazer um pouco da história deste evento que sempre atraiu degustadores de toda região.

Para falar do Fest Vinho, primeiramente vamos falar da Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana, que foi fundada em 18 de julho de 2011, com 28 associados e tem como cargo chefe a produção do Suco de Uva Integral, sendo destaque na Expointer onde recebeu medalha de Ouro.

Processo:

O processo de industrialização é o processo enzimático. Resumidamente o processo consiste em debulhar a uva numa desengaçadeira, adição de enzima pectolítica, bombeamento ao tanque enzimático para extração do suco, bombeamento do suco ao reservatório para uma leve decantação que visa diminuir os resíduos na embalagem do suco visto que este não sofre nenhum tipo de filtragem, bombeamento ao pasteurizador e posterior envase a oitenta e cinco graus centigrados garantindo assim um produto livre de micro organismos que possam degradar o suco.

O objetivo da Cooperativa é vender seu produto diretamente ao consumidor, com entregas periódicas nas cidades em que tem clientes. As embalagens que pode ser encontrado o suco é de  500ml, 1000ml, e 1500ml, vendida em caixa com seis unidades. Hoje além do suco de uva o suco de laranja, maracujá e goiaba também fazem parte da produção.

Como surgiu o Fest Vinho

Em conversa com Jorge Ritter vice presidente da Cooperativa explicou que o Fest Vinho surgiu de uma necessidade de divulgar o nome da entidade, então a Cooperativa se juntou e começou a organizar um evento que recebeu o nome de Fest Vinho, lembrou ainda das grande parcerias como a prefeitura municipal que sempre apoiou, assim como EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais além do grupo de associados que sempre ajudou e se empenhou em todos os eventos.

Gastronomia da festa

O objetivo destes eventos gastronômicos sempre foi evidenciar a Cooperativa Agropecuária de Sertão Santana e apresentar o trabalho dos sócios da Cooperativa com a produção de vinhos e sucos de uva. Também sempre foi servido e distribuído em várias mesas no salão produtos produzidos pelos associados como: queijos, mini pizzas, cucas, copas, linguiças, salsichão, salames, galeto, carne moída assada no espeto e costelinha de porco assada, e além de toda a gastronomia uma boa música com bandas conhecidas embalavam o povo pela pista de dança.

” A pandemia acabou com qualquer possibilidade de evento este ano, a 10ª edição deverá ficar para o ano que vem, claro dependerá muito do controle dessa pandemia bem como a situação financeira em que a região deverá estar vivendo, mas esperamos que tudo já tenha voltado ao normal, e que possamos reunir amigos, familiares e apreciar esta e tantas outras que virão” finalizou Jorge.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS