Geral


Novo presídio de Sapucaia do Sul servirá de centro de triagem de detentos na pandemia

Local deve ser inaugurado em agosto. No sistema prisional do Rio Grande do Sul, há cerca de 300 casos confirmados de coronavírus.
23/07/2020 G1

A Penitenciária Estadual de Sapucaia do Sul, que deve ser inaugurada em agosto na Região Metropolitana de Porto Alegre, servirá como um centro de triagem para testes dos presos e isolamento dos detentos infectados pela Covid-19. No sistema prisional do Rio Grande do Sul, há 301 casos confirmados de coronavírus.

"Eles entrarão em quarentena por 14 dias, realizarão testes da Covid-19, posteriormente, serão encaminhados para outra unidade prisional", afirma o superintendente dos Serviços Penitenciários Cesar Augusto Ouriques da Veiga.

Com a nova penitenciária, o objetivo é diminuir os riscos do surgimento de novos surtos de contaminação dentro das cadeias. O local vai receber os presos capturados na Região Metropolitana, no Vale do Sinos e no Litoral Norte. Além disso, servirá também para desafogar as carceragens das Delegacias de Polícia.

A penitenciária de Sapucaia do Sul foi projetada em um modelo moderno de administração para evitar, ao máximo, o contato do agente com o preso. O local é divido em quatro galerias com 18 celas cada. Cada um das celas pode abrigar até oito detentos. No total, cada galeria pode ter até 150 presos. A cadeia deve começar a receber os detentos em agosto.

Esta semana, a Cadeia Pública de Porto Alegre, antigo Presídio Central, foi interditada pela Justiça devido casos de coronavírus.

"Em conversa com o médico, já se disseminou internamente o vírus, porque já apareceu em outras galerias. Então, a única solução é fechar por esses 15 dias, que seria, mais ou menos, um prazo de quarentena, para a gente conseguir descobrir quantas pessoas têm contaminadas lá dentro e ver como vamos agir daqui para frente. A gente ainda não tem noção do número de pessoas contaminadas, por isso que é importante o isolamento agora nesse momento", afirma a juíza da Vara de Execuções Criminais Sonáli da Cruz Zluhan.

Segundo o diretor da Cadeia Pública de Porto Alegre, tenente-coronel Carlos Magno Da Silva Vieira, são três casos confirmados. No local, estão 4.160 presos em um prédio construído para receber no máximo 1,8 mil. O diretor informou que procurou seguir os protocolos para evitar uma explosão de casos de Covid-19.

"Nós autorizamos o ingresso de máscaras através de doações para os presos. Então, os presos também usam, temos álcool gel distribuídos em todos os nossos pavilhões, temos pulverização de produtos que fazem a higienização três vezes ao dia, inclusive na madrugada a gente faz essa pulverização", afirma Vieira.

Casos de Covid-19 também são motivo de preocupação na segunda maior casa prisional do estado. A Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, já registrou 275 detentos contaminados, além de uma morte confirmada pela doença e outra suspeita.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS