Prefeitura de Pedro Osório decreta medidas mais restritivas após fim de semana de lockdown
A Prefeitura de Pedro Osório, na Região Sul do estado, estabeleceu um novo decreto, que passa a valer nesta segunda-feira (27) impondo medidas mais restritivas para conter o avanço do coronavírus. Até o dia 5 de agosto apenas serviços considerados essenciais estão autorizados a funcionar.
De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada a partir do aumento no número de casos da doença e dos resultados com o lockdown realizado na cidade no último fim de semana. Entre às 22h de sexta-feira (24) e às 6h desta segunda, apenas hospitais, farmácias, postos de combustível - para abastecimento - e funerárias puderam funcionar.
Segundo o novo decreto, apenas o comércio essencial tem autorização para continuar operando. O descumprimento está sujeito a multa, que varia entre R$ 108,57 e R$ 542,85.
São consideradas essenciais as áreas de: assistência médica hospitalar; distribuição de energia elétrica, gás, água e combustível; distribuição e comercialização de medicamentos e gêneros alimentícios, pessoal e animal, não incluído comércio que não exerçam atividade como natureza principal; funerárias; segurança privada; agências bancárias, lotéricas e correspondentes bancários, oficinas e ferragem. Todos com a restrição de uma pessoa a cada 20m² dentro do estabelecimento.
Demais atividades poderão continuar em funcionamento no sistema de drive-thru e de entregas. Obras de infraestrutura realizadas pela administração municipal estão interrompidas.
Segundo a prefeitura, a evolução dos casos será avaliada para chegar a conclusão se há ou não necessidade de manutenção ou interrupção do decreto.