Dom Feliciano entra para Bandeira Vermelha
Na manhã desta terça-feira (28), a Prefeitura de Dom Feliciano, através de uma live em sua rede social oficial, comunicou a população de que o município entrou para Bandeira Vermelha, imposta à região pelo governo do Estado, de acordo com o Distanciamento Controlado da pandemia de coronavírus. Na live estavam presentes o prefeito Clenio Boeira da Silva, a secretaria da Saúde Isabel Wiatrowski e a assessora jurídica Maristela Miguelles Monteiro.
O Prefeito explicou que novas medidas terão que ser tomadas para o cumprimento da bandeira vermelha e que ela foi determinada ao município pelo Estado por conta do óbito registrado em Dom Feliciano, no dia 11 de julho. Ele destacou que a cidade tem 31 casos positivos, mas 29 pacientes se encontram recuperados, aumentando a possibilidade do município voltar para bandeira laranja na próxima semana.
Foi relembrado que Dom Feliciano faz parte da região metropolitana, que já está em bandeira vermelha a algumas semanas. O município havia conseguido permanecer com os protocolos de bandeira laranja, pois até então, Dom Feliciano não havia registrado internações em UTI e óbitos pela Covid-19. Mas, após esses fatos mudarem, o Estado decretou a bandeira vermelha.
Com relação aos estabelecimentos, o prefeito explicou como irão será os horários de serviço e quais locais poderão funcionar. De acordo com as restrições:
- As lojas de roupa, de móveis e bazares, precisaram colocar um cordão de isolamento na porta. Não será permitida a entrada de clientes na loja, apenas pagamentos de carnês, retirada de produtos e entregas em domicílio.
- Salões de beleza e barbearias estão limitados a permanecer com clientes sendo atendidos, não sendo permitido que outras pessoas esperem sua vez dentro do estabelecimento.
- Os supermercados obrigatoriamente devem ter um caixa rápido a disposição da comunidade e devem usar fita adesiva para marcar o distanciamento das pessoas no caixa.
- Com relação as missas e cultos, elas continuarão acontecendo, mas com um máximo de 30 pessoas presentes, com no mínimo 1 metro de distância cada pessoa, levando em consideração o local onde elas ocorrerão.
- Nos restaurantes, está proibido para os clientes acessar o bife diretamente. Deverá ter um cordão de isolamento em volta do bife, com pelo menos 1 metro de distância, onde apenas os funcionários irão servir os pratos.
- As agropecuárias deverão limitar o acesso de pessoas, mantendo dentro do estacionamento apenas aquelas que estão sendo atendidas, as pessoas não poderão ficar esperando por sua vez dentro do local.
- As academias estão autorizadas a trabalhar com atendimento personalizado, ou seja, uma pessoa para cada 16 metros quadrados de academia.
- Nas padarias, apenas as pessoas que estão em atendimento poderão permanecer dentro do estabelecimento, não podendo haver espera na fila do ambiente interno.
- Nas oficinas, também será permitido a permanência de clientes apenas quando estão sendo atendidos, tornando proibida a espera no lado de dentro do local.
O prefeito avisou que haverá uma reunião com representantes dos bancos, para que possam decidir as melhores formas de atendimento, evitando aglomeração de pessoas.
A principal mudança no município com a bandeira vermelha, é que a partir das 22h haverá toque de recolher, sendo proibido a circulação de pessoas na cidade e no interior após este horário.
Foi destacado que a Prefeitura e a Secretaria da saúde estão fazendo o possível para fiscalizar os locais e garantir o distanciamento social, mas que é necessário muita ajuda e conscientização de cada cidadão para evitar a propagação do novo coronavírus.